Linhares – Na última segunda-feira(14), o vereador Estéfano Silote (PHS), protocolou na Câmara municipal o projeto de lei indicativo ao executivo do municipal que “Dispõe sobre a implantação do programa de prevenção audiovisual para alunos de rede municipal de ensino”, onde o aluno matriculado em estabelecimento da rede municipal de ensino público será avaliado, anualmente, quanto a capacidade audiovisual, pela Avaliação Clínica nas Escolas por meio de Calendários da Secretaria Municipal de Saúde e com a devida autorização dos pais.
Em 2007, o governo federal, por meio de Portaria Interministerial (Ministério da Educação e Ministério da Saúde), lançou o Projeto Olhar Brasil, que, entre outras ações, visa a identificar os problemas visuais relacionados à refração em alunos matriculados na rede pública de Ensino Fundamental (1ª a 8ª série) (BRASIL, 2007a).
O projeto do parlamentar linharense, trata de algo muito importante que na maioria das vezes passa despercebido, mais que pode dificultar e muito no aprendizado dos nossos jovens. As avaliações clínicas periódicas multidisciplinares permitem identificar e atuar sobre fatores de risco, de forma preventiva, contribuindo para redução da morbidade e mortalidade.
Além disso, existem boas evidências de que, quando pautadas na integralidade do cuidado e na educação em saúde, avaliações periódicas promovem a adoção de hábitos e atitudes de vida mais saudáveis, por parte, principalmente, do estudante cidadão que está em formação, justificou Silote autor da matéria.