Linhares – Na data de 19 de Julho de 2017 aconteceu uma operação em conjunto entre as unidades do 12º e 5º Batalhão da Polícia Militar. Sob a coordenação do Maj Max Alvarenga (Sub Comandante do 12º Batalhão), a referida operação teve como objetivo principal de prevenir e reprimir a ação de infratores nos Municípios de Linhares, Sooretama e Aracruz.
Esta ação foi desenvolvida pelo Comando de Polícia Ostensiva Norte (CPON), apresentando a sociedade norte capixaba como resultado os seguintes materiais ilícitos apreendidos: R$ 447,00 ; sete HTs Marca Baofeng; cinco bases de HTs; 27 substâncias semelhantes à Cocaína; 27 buchas, três tabletes pesando aproximadamente 909 gramas similar a maconha; sete pedras similar ao crack; uma balança de precisão; um revólver calibre .32, marca Taurus, nº 207788, uma espingarda de calibre 12 marca CDC; uma arma de fabricação caseira; 11 munições de calibre 12; uma munição de calibre 36; 14 munições de calibre .32; um chifre de boi contendo pólvora; um coldre e um recipiente azul contendo chumbo. Sendo conduzidos ao Departamento de Polícia Judiciária cinco menores e três adultos, todos do sexo masculino.
A operação contou com a participação de cinco viaturas do 12º Batalhão (RPs 3560, 3561, 3034, 3259 e 1968), bem como, a participação de outras cinco viaturas do 5º Batalhão (RP 3027; 3546, 2862; 3648 e 1757).
Desta forma, todos os Batalhões que integram o CPON vêm ampliando o trabalho de policiamento comunitário com o objetivo de estreitar laços com a sociedade civil organizada, formando uma parceria e tornando o cidadão de bem um aliado da Polícia Militar. Com a respeitabilidade e confiança repassadas pelos policiais a população se torna mais participativa e contribui de maneira significativa para o êxito das ações de repressão qualificada.
Ressalta-se ainda que as denúncias são ferramentas importantes nas ações de polícia comunitária, gerando assim no cidadão de bem o senso de responsabilidade, assim como um caminho para sua participação na segurança de todos. As Unidades policiais estão comprometidas em atender com maior rapidez e profissionalismo a sociedade que o defendem usando os meios que estão à disposição.
Neste sentido, o coronel Irineu Firmino dos Santos, comandante do CPON, relata que: “O Comando busca uma gestão participativa na resolução das demandas, visando otimizar o emprego logístico e humano com base em estratégias, ações e operações alicerçadas nas informações produzidas pelo Policiamento Comunitário. O cidadão de bem tem que ser parceiro da Polícia Militar na difícil luta contra a criminalidade. A Polícia Militar está de portas abertas para você cidadão”.