Nesta sexta e sábado, 11 e 12 respectivamente, a Unidade do Coração do Espírito Santo- Unicor, e o Hospital Rio Doce, recebem médicos cardiologistas intervencionistas, de vários estados do país e do exterior, para o 1º Encontro de Operadores de Oclusão Total Crônica- OTC – da América Latina. Os médicos brasileiros que participam do evento estudam a técnica desde 2015, e são os mais experientes na realização da mesma no Brasil.
Mais moderno tratamento das oclusões coronarianas crônicas do mundo, o OTC ainda é pouco difundido na América Latina. A Unicor, em Linhares, Norte do Espírito Santo, é a instituição com maior experiência neste tipo de procedimento no país, com mais de 100 pacientes tratados.
O objetivo do encontro, segundo o médico Cardiologista da Unicor, Dr. João Eduardo Tinoco, que faz parte da equipe “é o aperfeiçoamento e a troca de experiências dos profissionais que estudam e realizam o OTC”. Nos dois dias do evento serão feitos de 12 a 15 procedimentos, em pacientes da região, para estudo de caso.
O médico explica que o tratamento de OTC é indicado para os pacientes com obstrução de 100% das artérias por um período superior a três meses. “A intervenção convencional, que fazemos hoje, para desentupir essas veias, além de ter um grau de dificuldade muito grande, apresenta resultados poucos satisfatórios, atingindo no máximo 60% dos pacientes. Já com a OTC a taxa de sucesso atinge 92%”, enfatiza Tinoco. Além de Linhares existem apenas outros cinco centros que fazem o tratamento no Brasil. Com informações do FolhaLinhares.