De acordo com matéria publicada pela imprensa da capital, as praias de Linhares, de Vila Velha e de São Mateus, além de ruas de municípios como: Marechal Floriano, Jaguaré e de Castelo, que deveriam usar o videomonitoramento do programa Olho Digital, do governo do Estado, ainda não contam com o serviço.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Linhares, Coronel Jones Mattos, se reuniu com a secretária interina de Segurança Pública do Estado do Espírito Santo, Gracimeri Gaviorno, para tratar do Programa Olho Digital e ainda aguarda um posicionamento sobre a instalação de novas câmeras na cidade. Atualmente Linhares conta com 63 câmeras de videomonitoramento em funcionamento distribuídas entre o centro da cidade e bairros como Canivete e distritos como Bebedouro, no interior do município.
A secretaria de Segurança Pública de Linhares também vai instalar câmeras nas escolas de Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação para garantir a segurança dos alunos e dos profissionais de educação que nelas atuam. A Secretaria trabalha para que os equipamentos estejam em funcionamento até o início do ano letivo, em 6 de fevereiro.
A Prefeitura de Linhares continua estudando a possibilidade de instalar câmeras na praia do Pontal do Ipiranga durante o Carnaval. Esta demanda é dialogada com a comunidade uma vez que os balneários recebem reforço policial nesta época do ano além de abordagens na entrada do balneário como acontece durante os fins de semana de verão e em todos os dias de carnaval.
Os convênios da Secretaria Estadual de Segurança (Sesp) com 19 municípios do Estado têm mais de três anos, num investimento de R$ 36 milhões, mas até hoje ainda não foram totalmente efetivados e mais de 100 câmeras continuam desligadas.