Só o Aeroporto Regional de Linhares foi mantido cronograma do governo, ficando de fora Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus. A manutenção dos investimentos em Linhares, seria fruto da visita recente, feita pelo prefeito linharense junto ao presidente Temer
Os três aeroportos do Espírito Santo dentro do programa de investimentos federais destinado à aviação regional, localizados nas cidade de Colatina, Cachoeiro do Itapemirim e de São Mateus, não vão mais receber dinheiro da União para passar por ampliação. Juntos eles somam cerca de R$ 150 milhões em investimentos.
Já o aeroporto de Linhares foi mantido no cronograma do governo, e mostra que a visita do prefeito Guerino Zanon, recentemente feita ao presidente Michel Temer, já colheu frutos das reivindicações realizadas na Capital Federal.
De acordo com matéria da Folha de São Paulo, o governo do presidente interino Michel Temer diminuiu de 270 para 53 o número de aeroportos que vão passar por reformas de ampliação a partir de 2017.
O plano para desenvolvimento da aviação regional foi criado no fim de 2012 pelo governo do PT. A presidente Dilma Rousseff chegou a avaliar a possibilidade de fazer investimentos em cerca de 800 pequenos e médios aeroportos, mas acabou reduzindo para 270.
O investimento estimado na época era de R$ 7,3 bilhões, mas quase nada saiu nestes quatro anos. Serão necessários R$ 2,4 bilhões para investimentos nos 53 aeroportos até 2020.
Linhares
Em Linhares, as obras de ampliação estão orçadas em R$ 38,055 milhões, sendo que a Secretaria de Aviação Civil vai arcar com pelo menos 60% desse valor. A nova pista terá 1.860 metros de extensão por 45 metros de largura, ou seja, será maior que a atual pista do Aeroporto de Vitória (1.750m). O terminal vai servir de alternativa para, em casos específicos, receber voos que originalmente pousariam na Capital. A pista terá capacidade para aeronaves com mais de 130 passageiros.
De acordo com o governo estadual, a importância do projeto está, principalmente, no fato de o Norte do Estado ter recebido, nos últimos anos, muitos investimentos públicos e privados. Isso gerou uma demanda muito grande pela operação de voos comerciais e particulares.
A Azul Linhas Aéreas, por exemplo, já estuda realizar voos comerciais entre Linhares, Porto Seguro (BA) e Rio de Janeiro – via Aeroporto Santos Dumont -, assim que a ampliação do aeroporto estiver concluída.
IN BOX
Cachoeiro de Itapemirim
Necessidade de investimento
R$ 70 milhões
Demandas
– Ampliação da pista em 300 metros
– Construção da estação de passageiros
– Construção da unidade de bombeiros
– Melhoria dos acessos e construção de estacionamento
Benefícios
Vai facilitar a ligação de Cachoeiro com a malha aeroviária estadual e nacional, além de atender o mercado internacional de rochas ornamentais
Colatina
Necessidade de investimento
R$ 26 milhões
Demandas
– Melhoria do acesso
– Construção da brigada de incêndio
– Construção do terminal de passageiros
– Investimento em adequações
Benefícios
Possibilidade de operação de voos comerciais e expandir o apoio aos municípios vizinhos.
São Mateus
Necessidade de investimento
Entre R$ 45 milhões e R$ 50 milhões
Demandas
– Acréscimo da pista
– Construção de um hangar e do terminal de passageiros
– Melhorias no acesso, na iluminação e no cercamento da área.
Benefícios
A ampliação daria mais autonomia aos voos que passarem pela cidade, além de favorecer à operação de voos comerciais.