A Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde (Naps), Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e a Vigilância Epidemiológica, marcará presença na ação da Praça 22 de Agosto, no sábado, dia 19, das 9 às 15 horas.
O ônibus itinerante da saúde vai levar para população serviços como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, realização de testes rápidos para a detecção de IST’s; – ‘HIV, VDRL, Hepatites B e C’, distribuição de insumos; – ‘preservativos masculinos e femininos’, imunização, panfletagem e orientações gerais.
Já a Unidade de Vigilância de Zoonoses levará para ação um minilaboratório com exposição de larvas e mosquitos e informações importantes sobre os cuidados e controle do mosquito Aedes Aegypti, esporotricose, febre maculosa e raiva animal.
A ação também será uma oportunidade de colocar o cartão de vacina em dia. A Vigilância Epidemiológica estará presente com as vacinas da gripe Influenza (H1N1) e para o novo Coronavírus (Covid-19) com o imunizante Bivalente. Para se vacinar é preciso levar um documento de identidade (RG) e o cartão de vacinação.
“Teremos no mesmo dia, em um mesmo espaço, vários serviços importantes para a população. Uma oportunidade de se prevenir de doenças como a N1H1 e Covid-19 por meio da vacinação, ter um diagnóstico precoce, através dos testes rápidos oferecidos, além de se informar sobre várias enfermidades”, pontua a secretária de saúde Sonia Dalmolim.
Vacinação
Podem tomar a Bivalente, vacina contra a Covid-19, pessoas acima de 18 anos, que concluíram, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra a doença, composto pelas duas primeiras doses; – ‘D1 e D2’. Também é preciso um intervalo de quatro meses após a última dose recebida. A vacina da gripe Influenza está liberada para a população em geral.