Por Marlon Marques
Nesta segunda-feira (4) o curso de formação de guardas municipais de Viana teve seu primeiro dia. O curso é realizado pela Academia de Ensino e Formação da Guarda Municipal de Vila Velha, terá duração de cerca de cinco meses e formará 36 agentes de segurança da instituição vianense.
No primeiro dia de curso os recrutas têm aula com a comandante da Guarda Municipal, Landa Marques, com as bases da GMVV e teoria sobre disciplina, tudo no Centro de Operações de Vila Velha (COVV).
“Sentimento de corpo, unidade e compreensão do que é ser um guarda municipal foram as bases do que passamos nesse primeiro momento. Eles vão precisar dessa união para vencerem juntos, até porque não há competição entre eles. Esse é o momento que vão criar esse sentimento para o restante da carreira”, explicou a comandante.
A programação também tem a visita à Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), onde receberão instrução psicossocial. O curso todo é realizado pela “Escola Azul” da GMVV, com 80% das instruções sendo ministradas pelos guardas do canelas-verdes e por profissionais de outras instituições de segurança, acontecendo no COVV, na EAMES e no 38º Batalhão de Infantaria do Exército.
A formação é dividida em oito módulos: O Papel das Guardas Municipais e a Gestão Integrada de Segurança Pública; Apropriação do Espaço Público; Estrutura e Conjuntura para a Prática da Cidadania; Comunicação e Gerenciamento da informação; Relações e Condições de Trabalho das Guardas Municipais; Atuação Operacional da Guarda Municipal; Trânsito; e Avaliação.


