O fundo de investimento sueco, Industrivärden, que controla uma participação de 6,7% na fabricante, vai continuar sendo o maior acionista em termos de direito a voto (21,8%)

O grupo chinês Geely, que já é proprietário da fabricante sueca Volvo Cars, anunciou nesta quarta-feira (27) a compra das ações da Cevian Capital na AB Volvo, estimadas em US$ 3,2 bilhões, tornando-se o maior acionista da número dois mundial de caminhões. O Geely vai comprar 8,2% do capital e 15,6% dos direitos de voto na AB Volvo (Volvo Group), nas mãos do fundo sueco Cevian Capital, segundo um comunicado conjunto.
O fundo de investimento sueco, Industrivärden, que controla uma participação de 6,7% na fabricante, vai continuar sendo o maior acionista em termos de direito a voto (21,8%).
O montante da operação não foi revelado. Segundo uma fonte próxima à negociação, citada pelo jornal Dagens Nyheter, o Geely assinou um cheque de US$ 3,8 bilhões.
A AB Volvo produz caminhões (Volvo Trucks, Mack, Renault Trucks), ônibus, veículos militares (Renault Trucks Defense), maquinário para obras e motores marítimos (Penta).
O Grupo Geely é proprietário da Geely Auto, um dos maiores fabricantes independentes de automóveis da China.