• Brasil
  • Cidades
  • Contatos
  • Economia
  • Edições
  • Edições Online
  • Expediente
  • geral
  • HOME
  • No Access
  • Página de Exemplo
  • Polícia
  • Política
  • Sobre Nós
  • Social
  • Videos
Rede Diário ES
Institucional de 2025 da ALES
  • Home
  • Brasil
  • Economia
  • Esporte
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Cidades
  • Social
  • Publicações Legais
No Result
View All Result
  • Home
  • Brasil
  • Economia
  • Esporte
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Cidades
  • Social
  • Publicações Legais
No Result
View All Result
Rede Diário ES
No Result
View All Result

EDP inaugura projeto inédito de monitoramento de redes elétricas por drones

Rede Diario Es por Rede Diario Es
21 de dezembro de 2018
em Economia
0
EDP inaugura projeto inédito de monitoramento de redes elétricas por drones
CompartilharTwittarCompartilhar

 drone

Primeiro voo operacional da Empresa ocorre em Vila Velha; equipamento realizará a inspeção das linhas de Distribuição e Transmissão da Companhia

Vitória – A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, inaugura hoje o primeiro sistema autônomo para monitoramento e análise de redes elétricas do setor no País. A operação consiste na disponibilização de drones de última geração para inspeção dos ativos de energia nas áreas de Distribuição e Transmissão da Companhia no Espírito Santo. O primeiro voo operacional da Empresa acontece no Aeroclube do Espírito Santo, em Vila Velha.

Regularizado pela Aneel, o projeto SIAD-AERO (Sistema Autônomo-Cooperativo de Planejamento e Execução de Inspeção de Ativos de Energia) é composto por plataforma integrada com uma série de sensores embarcados em drones com asas fixas e rotativas. Essa tecnologia será responsável por gerar e processar imagens das redes para identificar possíveis anomalias existentes no sistema elétrico. Após as análises, as unidades móveis de apoio da EDP estarão aptas para extrair os dados das câmeras.

Por meio de algoritmos com uso de inteligência artificial, os drones poderão também diagnosticar com agilidade e precisão o melhor plano de manutenção das subestações e redes, otimizando o tempo do operador e minimizando os riscos das atividades de campo.

“A aplicação deste projeto em toda a área de concessão da Empresa reduzirá o tempo de inspeção das redes em até um quarto, o que impacta positivamente na qualidade e segurança do serviço prestado aos consumidores”, destaca João Brito Martins, diretor da EDP no Espírito Santo.

A iniciativa deve beneficiar os mais de 1,5 milhão de clientes da EDP no Espírito Santo, garantindo mais eficiência no fornecimento de energia. A nova tecnologia potencializará a evolução dos indicadores de qualidade estabelecidos pelos órgãos regulatórios, como o DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), que correspondem ao volume de horas que os clientes ficam em média sem energia e a frequência com que isto ocorre num intervalo 12 meses.

Nos dois casos, os números da EDP já estão bem abaixo do limite estabelecido pela Aneel. Atualmente, no Brasil, um cliente fica, em média, 14,35 horas por ano sem energia elétrica. No Espírito Santo, por exemplo, no acumulado do ano até o mês de novembro, os clientes ficaram 8,11 horas com o fornecimento de energia interrompido.

INÉDITO NO BRASIL

A EDP é a primeira empresa do setor elétrico a utilizar sistemas autônomos (drones) para o monitoramento e análise de redes elétricas. “Estamos sempre atentos às tecnologias mais avançadas e inovações que possam aprimorar os serviços prestados e, consequentemente, aumentar a satisfação dos nossos clientes. Com este projeto, será possível realizar as inspeções com mais eficiência, garantindo a qualidade da rede e do fornecimento de energia”, comenta João Brito Martins.

Os drones terão câmeras de alta resolução e recursos como infravermelho, ultravioleta e ultrassom para gerar relatórios automaticamente após o fim das análises. No Estado, a EDP contará com o apoio de dois drones que poderão realizar voos cooperativos para traçar diagnósticos mais detalhados para o sistema.

As aeronaves fazem parte do único projeto do País com as certificações Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores

Rede Diário ES

Diretor:
José Vicente Mendes
Jornalista DRT/ES 204

Contatos

Telefones:
(27) 3721-5305 / 3372-2046
       9.9619-4995 / 9.9619-4996

E-mail: dnnoticias@yahoo.com.br
         dn.colatina@yahoo.com.br

© 2021 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Home
  • Brasil
  • Economia
  • Esporte
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Cidades
  • Social
  • Publicações Legais

© 2021 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas