Por Paulo Borges
Na quarta-feira, dia 18, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu uma grande ação na praça dos Desbravadores, no bairro Terra Vermelha, para lembrar do Dia nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data escolhida para alertar a sociedade sobre o tema.
As ações de conscientização tiveram início na última segunda-feira, dia 16, com a operação Parador, realizada na entrada do porto de Capuaba, com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) Vila Velha. Os policiais, juntamente com a equipe do Peti, abordaram motoristas e caminhoneiros, orientando sobre a violência e o abuso de crianças, que são considerados crimes.
Já na terça-feira, dia 17, foi a vez das crianças e adolescentes da Região da Grande Terra Vermelha participarem de atividades e palestras na Fundação Carmem Lúcia, na Barra do Jucu.
Na ação de quartafeira, dia 18, as crianças e adolescentes do bairro Terra Vermelha participaram de brincadeiras educativas, orientação, distribuição de pipoca e algodão doce e, principalmente, muita informação.
De acordo com Andréa Guignoni, referência técnica dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), este trabalho é contínuo e envolve vários setores da prefeitura e entidades: “Estamos trabalhando em conjunto com a equipe do Centro de Acolhimento à Vida (CAV) da saúde, Conselho Tutelares, Educação, associação de moradores e outros parceiros,” concluiu a assistente social.
Encerrando as atividades da semana de combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes, alunos da Umef “Paulo Mares Guia”, do bairro Cobilândia, irão participar de palestras e orientação a partir das 8 horas desta quinta-feira (hoje).
As denúncias de abuso e exploração podem ser realizadas nos conselhos tutelares, delegacias especializadas e comuns, Polícia Militar (PM), Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pelos telefones 162 ou 100.