A 16 ª Delegacia Regional em Linhares é responsável por atender os municípios de Sooretama, Rio Bananal e Vila Valério
Linhares – Tanto dentro como fora das dependências da 16ª Delegacia Regional de Linhares, o número de veículos apreendidos de recuperados pelas policias, se acumulam entre novos e sem condições de tráfego, atrapalhando o desenvolvimento de serviços rotineiros e acumulando problemas. É que muitos desses veículos recuperados, acabam abandonados pelos donos, por não terem condições mínimas de voltar a trefegar, tanto pela regularização da documentação, como pelos problemas mecânicos.
Em Linhares, conforme atestam as fotos tiradas pelo repórter Rene Possato, encontram-se veículos com chassis adulterados, com licenciamento vencido, sem condições de trafegabilidade e outros. Amontoados praticamente uns sobre outros, eles estão se deteriorando pela ação do tempo, já que ficam expostos a chuva e sol, além de contribuírem para alojarem insetos, notadamente os transmissores de doenças como o aedes aegypti.
Na maioria das apreensões e recuperação, os automóveis, pick-ups e motocicletas, são devido a terem sido utilizados em roubos e assaltos. Eles estão acumulados de forma que atrapalham inclusive a entrada e saída de presos na Delegacia. Esta situação vivenciada pelos policiais, em muitos casos, gera desconforto para quem procura o órgão e acaba em muitas vezes, se deparando com criminosos e outros.
O Detran tinha convênio com dois pátios na cidade, mas um foi desativado e outro diz que só recebe veículos envolvidos em acidentes de trânsito. Mas um dos funcionários do local que ainda funciona explica que o Detran rompeu o contrato com a empresa em setembro de 2015. O tempo passou e pelo visto não há solução aparente para o problema.
De acordo com reportagem publicada na imprensa no início desse ano, o contrato com pátios para receberem os veículos venceu e o Detran não renovou com a empresa responsável. Naquela oportunidade, o Detran afirmou que os veículos apreendidos pela polícia, devem ser levados para o pátio central, que fica na Serra, na Grande Vitória, mas não explicou porque os carros que estão na delegacia de Linhares ainda não foram levados.
O DN Linhares entrou em contato com a assessoria de comunicação da PC-ES para saber qual o destino dos veículos apreendidos e se estes serão transferidos para outros locais; se irão a leilão e sobre as responsabilidades de possíveis avarias, causadas pós apreensão que respondeu através de nota sobre o assunto:
“A Polícia Civil explica que os veículos que estão alocados na região, são produtos de furto/roubo recuperados e também veículos apreendidos relacionados ao tráfico de drogas, durante operações policiais realizadas pela 16ª Delegacia Regional de Linhares e as unidades especializadas. A rotatividade de veículos no local é grande, por conta do aumento da demanda de recuperação e apreensão. A PC explica que todos os veículos utilizados para prática de tráfico de drogas que estão apreendidos no local já foram comunicados à Justiça, visando destinação final. Já os veículos recuperados, que estavam com restrição de furto e roubo, estão à disposição para retirada pelos proprietários, que já foram informados sobre a recuperação e disponibilidade do bem”, encerrou.