Entenda melhor o motivo!
Uma análise feita com pessoas infectadas pelo novo Coronavírus apontou que homens morrem mais por causa da doença do que mulheres.
Segundo o estudo realizado em 11 países europeus, a taxa de mortalidade feminina é consideravelmente mais baixa por causa dos níveis elevados de uma enzima no sangue masculino.
Coronavírus mata mais homens do que mulheres
O sangue masculino possui, naturalmente, maior concentração de ECA2 (ACE2, em inglês). A enzima conversora da angiotensina 2 é facilitadora da entrada do novo Coronavírus nas células humanas.
Além disso, existem também estudos que indicam a relação entre a enzima e a força que o vírus ataca, o que pode contribuir nas taxas de mortalidade mais elevadas.

O estudo
Publicado no European Heart Journal, o estudo começou antes da pandemia e concentrou-se em 3.500 doentes com insuficiência cardíaca que estavam tomando medicamentos inibidores da ECA2. O objetivo inicial era analisar possíveis desdobramentos de remédios para pacientes com problemas no coração, mas acabou servindo para o Covid-19.
Foi durante o processo e com a chegada da Covid-19 que os estudiosos descobriram a maior concentração da enzima nos homens e sua ligação com o Covid-19. Antes, não havia este recorte por sexo.
“Quando descobrimos que um dos biomarcadores mais fortes, a ECA2, era muito maior em homens que em mulheres, percebi que isto tem o potencial de explicar por que os homens têm maior probabilidade de morrer de COVID-19 que as mulheres”
diz Iziah Sama, da Universidade do Centro Médico de Groningen e um dos autores do estudo.

O trabalho também não encontrou motivos para descontinuar o uso de medicamentos usados para insuficiência cardíaca em pacientes com o novo Coronavírus, já que eles não aumentam a concentração de ECA2, o que era um motivo de preocupação nesses casos.
A enzima responsável pelo Coronavírus matar mais homens
A ECA2 é uma substância natural que células do organismo produzem no tecido de diferentes órgãos, como rins, pulmões e o sistema nervoso. Sua função no corpo é regular desordens cardiovasculares.
No entanto, outras pesquisas descobriram que esta enzima “é um receptor na superfície da célula que se conecta ao coronavírus, permitindo que ele entre e infecte as células saudáveis”, como explica o doutor Adriaan Voors, responsável pelo estudo.
As mulheres são “imunes”?
Mesmo apontando que os homens tem uma taxa de mortalidade maior, o estudo não indica que as mulheres são imunes à doença. Por isso, nada de se descuidar.
No momento em que vivemos, com 300 mil mortes* mundiais pela pandemia, o cuidado redobrado com a saúde se faz essencial para prevenir a doença.
Lave bem as mãos, use máscara, higienize os ambientes e objetos, evite tocar no rosto e fique em casa, pois só unidos combateremos o Coronavírus.
Por Ana Flavia Monteiro/Ana Maria Braga