O aluno Lorenzo Scarpat Chaves da turma 02 anos do turno vespertino, desenvolveu a obra “Vela com Falésia” do pintor Oscar Araripe
Linhares – Os 380 alunos que frequentam os turnos matutino e vespertino do CEIM Agnelo Guimarães, estão participando de um projeto que visa integrar a família do educando dentro da releitura sobre pintores brasileiros. O trabalho começou a ser programado no Plano de Ação da escola no ano passado, se encerrará em novembro com exposição dos trabalhos realizados no período e as releituras realizadas junto às famílias.
De acordo com as pedagogas Valda Rissari que atua no vespertino e Regina Pedroni do matutino, oito pintores foram relacionados para a atividade. Mesmo assim, outros artistas da pintura nacional estão sendo descobertos pelos envolvidos. “ Além disso, um kit de materiais é disponibilizado pelos alunos em casa, quando em companhia dos pais, juntos interagem para pesquisar e elaborar os trabalhos”, justificou.
Justificativa
O mundo é repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas nesta fase da infância. A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. A arte faz parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma. A criação é exclusiva das crianças, mas cabe ao professor alimentar esse percurso de forma intencional, oferecendo propostas e experiências variadas.
Pensando nisto propomos um encontro com diversos pintores brasileiros, no intuito de que nossas crianças tenham a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e fazer descobertas acerca da vida e estilo destes. E, assim, possam através da arte, se expressar revelando toda a sua sensibilidade e compreensão do mundo que os cerca.
Objetivos
· Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio
entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
· Comunicar e expressar pensamentos e sentimentos por meio de todas as expressões das artes visuais: colagem pintura, desenho e escultura.
Objetivos específicos:
· Conhecer a biografia do artista plástico;
· Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
· Observar e apreciar réplicas de telas.
Conhecer a vida do artista;
· Observar, analisar e expor comentários acerca do estilo do artista.
· Manusear diferentes materiais explorando suas características, propriedades e possibilidade de transformação.
· Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
· Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras do artista ampliando seu conhecimento do mundo da cultura;
· Identificar e utilizar os materiais, instrumentos e técnicas relacionadas com as atividades artísticas;
Desenvolvimento
· Seleção dos pintores por idade;
· Roda de conversa para a apresentação do projeto e o pintor escolhido;
· Observação e analise de obras do pintor;
· Pesquisa sobre a vida do artista;
· Releitura das obras;
· Desenho, pintura, recorte, colagem, mosaico;
· Produção de texto coletiva para exposição;
· Caixa de pintura para integração da família no projeto. Onde juntos escolherão uma obra para releitura.
Culminância
Exposição dos trabalhos realizados no decorrer do projeto e das releituras das obras confeccionados com a família.
Previsto para: 22/11
Pintores brasileiros destacados no Projeto
Aldemir Martins, Romero Brito, Tarcila do Amaral, Luciano Martins Aldemir Martins Gustavo Rosa, Oscar Araripe eTom Veiga.
A diretora Cláudia Gomes disse estar satisfeita com o projeto e tem dado total apoio para a sua realização, que envolve alunos, pais e professores.