No caso de não apresentação do boletim de ocorrência, ou renda inferior a três salários mínimos, o cidadão terá que pagar uma taxa para emissão da 2ª via
Quem necessita de ter um dos principais documentos de identificação, a Carteira de Identidade (ou RG – Registro geral), precisa saber que tal documento é de responsabilidade do Departamento de Identificação da Polícia Civil. A emissão da 1ª via da carteira de identidade passou a ser um serviço gratuito em todo o território nacional, conforme a Lei Federal 12.687/2012.
Os documentos necessários para emitir a 1ª via da Carteira de Identidade ou solicitar a 2ª via da Carteira de Identidade são os seguintes:
– 1ª Via –
- 01 foto 3×4 recente (fundo claro); colorida ou preto e branco e em papel liso e brilhante;
- Adolescentes e adultos do sexo masculino deverão ser fotografados com camisa com colarinho;
- Certidão de nascimento (se for solteiro), certidão de casamento (se for casado) ou certificado de naturalização (original ou cópia autenticada);
- Comprovante de pagamento da taxa;
- CPF, se o requerente desejar que conste o número desse respectivo documento na carteira de identidade. Nesse caso, o cidadão deverá apresentar o CPF original ou uma cópia autenticada. 2ª Via –
- Certidão de Nascimento, ou casamento original; foto 3×4; Carteira de Trabalho; ou boletim de ocorrência por perda ou roubo do documento de identidade; ou comprovante de renda inferior a três salários mínimos.
- No caso de não apresentação do boletim de ocorrência, ou renda inferior a três salários mínimos, o cidadão terá que pagar uma taxa para emissão da 2ª via.
- Para retirá-la, o cidadão pode procurar um dos 70 pontos de Identificação Civil no Estado. Um desses pontos está em Linhares. O local é a Casa do Cidadão, localizada no Shopping PátioMix, bairro Movelar.
Tanto para Alistamento Militar:
Alistamento Militar:
– Dentro do período o jovem deve levar: Certidão de Nascimento Original, CPF, comprovante de residência e foto 3×4.
– Fora do período é necessário primeiro dirigir-se a Casa do Cidadão e solicitar a emissão da taxa de pagamento (multa) e depois realizar a regularização da situação.
Emissão de Documento de Identidade:
– 1ª Via – Certidão de Nascimento, ou casamento original; foto 3×4; Carteira de Trabalho e CPF (opcional).
– 2ª Via – Certidão de Nascimento, ou casamento original; foto 3×4; Carteira de Trabalho; ou boletim de ocorrência por perda ou roubo do documento de identidade; ou comprovante de renda inferior a três salários mínimos. No caso de não apresentação do boletim de ocorrência, ou renda inferior a três salários mínimos, o cidadão terá que pagar uma taxa para emissão da 2ª via.
- Local – Casa do Cidadão – Shopping PátioMix, bairro Movelar.
Telefones para contato:
Alistamento Militar – 3372-2091
Documento de Identificação – 3373-5929