
Vereadores, servidores e diversas pessoas que querem estar atualizadas com deveres e obrigações do legislativo, participaram das apresentações do projeto Capacitar para Legislar e da aula inaugural na microregião noroeste, em Barra de São Francisco, na manhã desta quarta-feira dia 16.
A aula inaugural na Câmara Francisquense, teve o presidente da casa, vereador Juvenal Calixto, abrindo os trabalhos e recepcionando os demais colegas de outras Câmaras Municipais, pertencentes a região. Com ele, na mesa de trabalhos estiveram o presidente da Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo – ASCAMEVES, Wilton Minarini. Representando a Secretaria da Casa Civil, o subsecretário para Relações Institucionais, Marcos Marinho Delmaestro, a diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, os vereadores Admilson Brum, Rafael Malaquias, Huander Bofe, Wilson Mulinha e José Valdeci.
Também na mesa de trabalhos, presença do prefeito Alencar Marim, do vice-prefeito Denilson Wanderlei, superintendente da ASCAMVES Juscelino Brezesk, vereadoras Glaciara e Elza representando o setor feminino no legislativo e o representante do 11º BPMES tenente Prattes.
Pela Casa Civil, Delmaestro afirmou que o projeto foi idealizado com os objetivos de valorizar o trabalho dos vereadores, tão importante para o desenvolvimento local; e de fortalecer o diálogo com esses representantes da população. “O diálogo é uma das marcas do nosso Governo. Por isso, além de colocar toda a grade de cursos da Esesp à disposição das Câmaras, estamos disponibilizamos na Secretaria da Casa Civil uma sala equipada para os vereadores utilizarem quando estiverem em Vitória”, salientou.
De acordo com a diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, atualmente a instituição dispõe de 15 cursos nessa modalidade já prontos para serem disponibilizados, além de cerca de 100 opções presenciais. “Todas as soluções educacionais da instituição estarão à disposição dos vereadores e servidores das Câmaras Municipais”, afirmou ela acrescentando que conduzidas por docentes da Esesp, as primeiras capacitações ofertadas já estão com inscrições abertas. Os cursos disponíveis inicialmente são: “Ética e Serviço Público” e “Elaboração de Termo de Referência”, ambos na modalidade de Educação a Distância (EAD).
O professor César Albenes Mendonça da Cruz apresentou diversas nuances da política, dados estatísticos e outras informações importantes sobre os municípios, a conduta dos parlamentares e prefeituras, bem como toda a estrutura organizacional das instituições.
Esta iniciativa conta ainda com a participação do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), que irão fomentar o programa com dados e indicadores das microrregiões, bem como também com a Assembleia Legislativa.


ASCOMCMBSF