Na última segunda-feira, dia 27, 40 alunos da rede estadual de ensino de Baixo Guandu, sendo, dez da escola Dr. Jones dos Santos Neves e trinta da escola José Damasceno Filho, participaram da formatura do Curso da Corte de Lovelace no Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória. A formatura teve a presença da vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes e de diversas autoridades do Governo do Estado do ES, Ifes e Cefor.
Segundo a professora do curso, Márcia Gonçalves, no evento de formatura, meninas e meninos de escolas estaduais de Baixo Guandu e Mantenópolis receberam certificados do Ifes. A aluna do EJA da escola estadual Dr. Jones Dos Santos Neves, Naara Hidriz França, recebeu o título de nobreza da Corte pelo empenho, dedicação e excelentes notas obtidas no curso, sendo destaque entre as alunas do município.
As aulas do curso foram ministradas no laboratório do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Baixo Guandu, para duas turmas de 20 alunos, no período matutino das 8h às 12h e no vespertino das 13h às 17h.
Também foram homenageados na formatura o prefeito Lastênio Cardoso, a secretária municipal de Educação, Kelly Christina Damasceno Gama, e o coordenador do Polo UAB de Baixo Guandu, Marcio Guilherme Wagner Marques.
Curso
O curso híbrido é resultante do projeto “Mooc de Lovelace no Ensino Híbrido e On-line de Pensamento Computacional, Programação e Robótica: Uma Chamada de Meninas para a Computação’ e é uma realização do Projeto Corte de Lovelace (Ifes/ Cefor) em parceria com a Sedu e o Programa Agenda Mulher, da vice-governadoria do estado do Espírito Santo. Conta ainda com o apoio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Ministério da Educação e Facto, além do Programa Meninas Digitais, da SBC. O projeto é coordenado pela professora Márcia Gonçalves de Oliveira, do Cefor, faz parte da Chamada Pública número 03/2020, que selecionou projetos voltados à promoção da iniciação tecnológica com foco na economia 4.0.
Por Wilson Holz
Foto: Ita Martins