Detran|ES apresenta inovação que irá agilizar o processo de emissão da CNH

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) deu início, nessa terça-feira (19), a mais uma inovação na emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A partir de agora, o condutor poderá habilitar a versão digital do documento antes mesmo da carteira de motorista ser emitida, seja em processos de permissão, definitiva, renovação, adição, mudança de categoria ou segunda via.

No formato anterior, o condutor só poderia obter a versão eletrônica da CNH após receber a versão física, uma vez que o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) exige informações contidas na cédula da CNH.

Com a mudança, assim que o processo for finalizado, o condutor receberá um e-mail do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informando o número de registro e o código de segurança da CNH, permitindo que ele baixe imediatamente a versão atualizada do documento em seu smarthphone.

Essa inovação está sendo implantada simultaneamente em três estados: Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina.

“Com mais essa entrega do programa Detran 100% Digital, o motorista profissional, por exemplo, não enfrentará o risco de ficar sem dirigir por ainda não ter recebido a CNH em casa após a renovação, o que o impediria de exercer sua profissão. Essa medida tem o objetivo de agilizar a liberação do documento para o condutor”, destaca o diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.

O Detran|ES reforça que é necessário que o usuário mantenha atualizado em seu cadastro um número de telefone celular com DDD 27 ou 28 e um e-mail válido.

Como obter a CNH Digital:

1 – Efetuar o cadastro Portal de Serviços do DENATRAN;

2 – Criar um login e senha;

3 – Ativar a conta através do link enviado para o e-mail cadastrado;

4 – Caso seja solicitado o certificado digital, deverá ser encaminhado um e-mail para cnhdigitales@detran.es.gov.br, informando o mesmo número de telefone celular, com DDD 27 ou 28, e o endereço de e-mail cadastrados no portal e uma cópia anexa da última CNH impressa. O Detran|ES atualizará os dados para que o cadastro seja finalizado;

5- Instalar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” no seu smartphone;

6- Inserir as informações solicitadas pelo próprio aplicativo e gerar a “Chave de Acesso” com 4 dígitos (PIN);

7- Adicionar a CNH Digital no aplicativo.

Clique aqui veja o tutorial disponibilizado com as informações detalhadas e o passo a passo para a ativação da CNH Digital.

Fonte:  Assessoria de Comunicação do Detran|ES

COMPARTILHE