Foi numa terça-feira de setembro, dia (3), quando o prefeito Alencar Marim (PT), acompanhado do então secretário municipal de Agricultura, Valmiro Saar, estiveram no Palácio Anchieta, em Vitória, com autoridades políticas, participando do evento de assinatura da Ordem de Serviços de sinalização viária vertical e horizontal para 12 municípios, entre eles o de Barra de São Francisco.
Já se passaram quase 60 dias de quando o documento foi assinado pelo governador Renato Casagrande e pelo diretor geral do Detran/ES, Givaldo Vieira, mas até agora nada. De acordo com os órgãos envolvidos, o projeto está sendo finalizado e deverão ser recuperadas as faixas demarcadas para estacionamentos de motos e de veículos no perímetro urbano, placas indicativas, regulagem e adaptação dos semáforos, faixas para pedestres e outros.
O investimento total da sinalização viária é de R$ 3.089.802,96 e tem como objetivo coibir infrações e contribuir para a redução de acidentes nas vias capixabas. Os recursos são provenientes de multas de trânsito, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Serviços Previstos
Entre os serviços previstos estão demarcação de faixa elevada para travessia de pedestres, faixa de travessia de pedestres, marca de delimitação e controle de estacionamento, demarcação de vaga para pessoa idosa e portadora de deficiência. Quanto a sinalização vertical, compreende o pórtico e semipórtico na chegada dos municípios, placa indicativa turística, placas de regulamentação, dentre outros, conforme projeto aprovado individualmente pelos municípios.
Prazo
A realização dos serviços tem o prazo de 60 dias a partir da data de publicação da Ordem de Serviço assinada (prestes a se completar dia 23/10). Caso necessário, serviços podem ser acrescentados no decorrer da implantação da sinalização em determinado município, desde que haja formalização de uma nova ordem de serviço complementar.
Participação popular
Segundo foi informado, os projetos de sinalização são revisados pelos engenheiros e técnicos do órgão, com base em estudos e levantamentos realizados em cada município, com a participação das prefeituras, autoridades, Polícia Militar e sociedade civil organizada, que podem opinar, em audiências públicas, sobre as principais necessidades do trânsito nas localidades. Lamentavelmente, não houve até agora, nenhuma discussão com a população sobre estas alterações, inclusive as reclamações são enormes no que se refere a tempos dos sinalizadores (semáforos), aplicação equivocada de taxões e rotatórias inadequadas.