Os atletas do “Projeto Paralinhares”, da Secretaria Municipal de Educação, chegaram do estado de São Paulo com 23 medalhas de ouro, seis de prata e três de bronze, onde competiram a fase regional das Paralimpíadas Escolares 2022. A modalidade disputada pelos alunos foi o Atletismo.
A treinadora responsável, Kelley Bonicenha, informou que Linhares foi a cidade que mais trouxe medalhas para o estado do Espírito Santo, e que a aluna Ana Esther Sousa da Cruz, da Emef Professora Maria da Penha Pazito Ventura, no Interlagos, quebrou o recorde brasileiro no lançamento de pelota.
“Foi uma competição desafiadora, com a presença de vários atletas de estados brasileiros, e o nosso projeto deu um show dentro do campo e nas pistas. Estamos muito felizes com o resultado e em saber que esse projeto está dando bons frutos, e que os alunos estão tendo a oportunidade de conhecer novos lugares e pessoas. Essa competição é uma lição de vida para nós. Agradeço a Secretaria de Educação pela oportunidade de levar o nome de Linhares país à fora”, falou a treinadora.
Os atletas que ganharam medalhas garantiram vaga para voltar a São Paulo, em novembro, para competir nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras 2022. “Parabenizo todos os atletas e à coordenadora Kelley pelos resultados alcançados, fruto de um trabalho em que as crianças têm uma frequência de treinamento muito importante, por isso conquistam um grande número de medalhas. A dedicação de todos é motivo de muito orgulho para nós”, comentou a secretária de Educação Maria Olimpia Dalvi Rampinelli.
O Projeto Paralinhares atende 50 atletas entre crianças, adolescentes e jovens com deficiência física, intelectual e visual das escolas do Município, divididos nas seguintes modalidades: atletismo, bocha, tênis de mesa e voleibol sentado. Os alunos atendidos no projeto têm entre oito e 18 anos.
Medalhas conquistadas: – Daniel Silvares da Silva – três medalhas de ouro (100 metros, 400 metros e arremesso de peso), – Ana Clara Brito Paixão – três medalhas de ouro (arremesso de peso, lançamento de disco e lançamento de dardo), – Rafael da Silva Silveira – três medalhas de ouro (100 metros, salto em distância e arremesso de peso), – Ana Esther Sousa da Cruz – três medalhas de ouro (60 metros, salto em distância e lançamento de pelota), – Matheus Gomes Monteiro – três medalhas de ouro (60 metros, 150 metros e salto em distância), – Italo dos Santos Monteiro – três medalhas de ouro (60 metros, salto em distância e lançamento de pelota) – Mariana Vieira Amancio – duas medalhas de ouro e uma medalha de bronze (arremesso de peso, lançamento de pelota e 60 metros), – Gabriel Reis Baiocco – uma medalha de ouro e duas medalhas de prata (75 metros 250 metros e arremesso de peso), – Davi Soares Costa – uma medalha de ouro, uma medalha de prata e uma medalha de bronze (150 metros, 60 metros e lançamento de pelota), – Quezia Pontara da Costa – uma medalha de ouro e uma medalha de bronze (arremesso de peso e salto em distância), – Kaylani Zaniboni dos Santos – duas medalhas de prata (arremesso de peso e lançamento de pelota), – Isabelle Barbosa Salles – uma medalha de prata (arremesso de peso), – Lucas Gabriel Furtado Loureiro – ficou em 4⁰ lugar (salto em distância e arremesso de peso), – Emilly Sousa Santos Gonçalves – 4⁰ lugar (arremesso de peso), – Patrick Marques de Oliveira – 7⁰ lugar (arremesso de peso).