Linhares – Para receber os alunos da rede municipal de ensino, cerca de dois mil profissionais que atuam nas unidades retornam esta semana ao trabalho para organizar e planejar o ano letivo de 2018. Eles estão retomando as ações que orientam o trabalho pedagógico de cada escola, como a avaliação diagnóstica; os planos de ensino; o planejamento da acolhida, e também das propostas de inclusão social nas escolas.
Os pedagogos da rede municipal participam até o dia 2 de fevereiro do Curso de Formação para Pedagogos. Na formação, os Pedagogos estão tendo a oportunidade de aprender como quebrar paradigmas tradicionais de ensino com base no conhecimento sobre o que já está posto sobre a Neurociência Aplicada à Educação. A formação está sendo ministrada pela neurocientista Dra. Carla Tieppo e uma equipe de 5 profissionais.
O encontro acontece na Faculdade Pitágoras, localizada no bairro Araçá, em Linhares, das 8h às 17 horas, na sala 217, bloco 3. Essa é a primeira parte da formação. A segunda acontecerá em março e a terceira em maio. Além disso os Pedagogos receberão monitoramento durante todo ano letivo para que ao final do ano haja a mensuração com mais assertividade dos resultados e índices de alfabetização e promoção dos alunos.
Para a secretária de Educação, não há outra forma de melhorar a aprendizagem dos alunos sem melhorar a formação dos profissionais de educação. Desta forma, ela garante que investir na formação de professores é reconhecer o seu valor como protagonista na relação educador e educando, e na condução desse processo, já que, segundo Maria Olimpia, o professor é o cerne do processo pedagógico.

