BPMA fiscaliza pesca proibida em Linhares

Linhares – No domingo que passou dia (02), uma equipe da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental deslocou-se até a Lagoa do Meio, situada no bairro Interlagos, no município de Linhares, a fim de realizar policiamento/fiscalização embarcado no referido local.

Durante o ato fiscalizatório, foi localizada armada na lagoa uma rede de emalhar medindo aproximadamente 250 metros lineares. A rede foi recolhida por estar em desacordo com as Instruções Normativas IBAMA nº 195/2008 e 196/2008 – período de defeso/ piracema e artigo 34 da Lei nº 9.605/98.

Na rede foram encontradas espécies de pescados vivos, que foram soltos no próprio local. Foram realizadas buscas, porém o responsável não foi localizado.  Diante dos fatos, o material foi recolhido e entregue na Delegacia de Linhares para que fossem tomadas as devidas providências.

O BPMA lembra que é proibido o exercício da pesca nas lagoas marginais das bacias hidrográficas do ES no período de proteção à reprodução natural dos peixes, estando os infratores sujeitos ao crime ambiental previsto na Lei 9.605/98 com pena de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente

COMPARTILHE