Produtores de leite João Neiva unem forças com a inauguração de cooperativa

A estimativa de produção da COAAC é de 4,5 mil litros de leite ao dia
A inauguração da Cooperativa Agroindustrial de Acioli beneficiará 45 produtores familiares

Os produtores de leite do distrito de Acioli, em João Neiva, buscaram uma alternativa para a venda e a industrialização de sua produção leiteira e de laticínios. Com a inauguração da Cooperativa Agroindustrial de Acioli (COAAC), neste sábado (20), 45 produtores da região apostam na melhora da qualidade dos seus produtos para a renda das famílias da região.

A construção de um lugar para o beneficiamento de leite e a produção de queijos e outros derivados foi possível por meio do crédito produtivo e orientado do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Com os recursos contratados, os cooperados compraram máquinas e equipamentos, providenciaram o licenciamento ambiental, além de recursos para capital de giro para o início da agroindústria. Outro atrativo da cooperativa de Acioli é a inauguração de uma loja anexa para a venda da produção local.

Para o diretor de Crédito e Fomento do Bandes, Everaldo Colodetti, é necessário que os produtores planejem seus investimentos de forma orientada e que reconheçam a existência de uma sequência de passos a ser trilhada. “Investimentos como este, apoiado pelo Bandes, contribuem para a inclusão socioeconômica da pequena agroindústria, diminuindo a informalidade na produção e fortalecendo o agronegócio em todos os elos da cadeia produtiva”, destaca.

A estimativa de produção da COAAC é de 3 mil litros de leite ao dia, nos quatro primeiros meses de funcionamento, com expectativa, após este período, de alcançar os 4,5 mil litros. Já a produção de derivados terá uma capacidade produtiva diária em torno de 700 quilos ao dia, entre variedades como queijos dos tipos frescal, parmesão, minas padrão, colonial e especiais.

Serviço:

Inauguração da Cooperativa Agroindustrial de Acioli (COAAC)
Data: 20 de outubro (sábado), às 9 horas
Local: BR 259, SNº, KM 19, Acioli, João Neiva

COMPARTILHE