Na ponta dos dedos: Depois de CNH, licenciamento de carro também será digital

Brasil – Depois da implantação da CNH Digital, chega a vez de mais uma mudança para agilizar a vida dos motoristas. O Ministério das Cidades e o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) apresentam a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digital (CRLV), mais conhecido por “documento do carro”.

Esta novidade já está liberada para o Distrito Federal e deverá ser implantada em todo o País até o final de 2018. Obrigatório para todos os proprietários de veículos, o documento tem as mesmas informações da versão impressa com a adição de um QR Code, que servirá como meio de conferir sua autenticidade.

Para os capixabas, segundo o Detran-ES, o órgão está em processo de adequação para disponibilizar o documento de Licenciamento Anual em versão eletrônica. O prazo estipulado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é 31 de dezembro de 2018 e será cumprido no Estado, garantiu o Departamento estadual.

Para acessar a versão digital do CRVL, é preciso estar com a documentação do veículo em dia e, também, verificar se o estado no qual o veículo está registrado já aderiu à novidade. Caso tudo esteja em ordem, o motorista apenas precisa baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito – o mesmo aplicativo da CNH Digital –; inserir o número do Renavam do veículo e o código de segurança do Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Se o motorista precise compartilhar o documento, ele pode fazê-lo diretamente do aplicativo, que permite gerar uma cópia em PDF com assinatura digital, que garante validade jurídica à versão eletrônica.

COMPARTILHE