Linhares sedia segunda etapa do Campeonato Estadual de Karatê neste domingo (22)

Além dos linharenses, atletas de Vitória, Serra e Aracruz confirmaram presença na competição

Linhares – O município de Linhares receberá neste domingo (22) a segunda etapa do Campeonato Estadual de Karatê de Shotokan. O evento terá início às 8h30min no ginásio poliesportivo Idemar Uneda, no bairro Shell.
Nas categorias Kata individual, masculino e feminino até 18 anos, será adotado o sistema de bandeiras, sendo escolhido sempre o Kata da menor faixa. A partir de 19 anos, será adotado o sistema internacional (eliminatórias, classificatórias e finais).
Os Tokui Kata (uma das 3 categorias dos Kata) serão os tradicionais Katas do Shotokan. Na categoria de Kata individual, 19 anos acima, o processo eliminatório é por bandeiras, os 4 finalistas apresentarão Kata de livre escolha.
A competição é organizada pela equipe da Japan Karate Shotorenmei – JKS Linhares e segundo o presidente, Natalino Parteli Pereira, a segunda etapa da competição tem o objetivo de proporcionar integração entre os atletas participantes e difundir o esporte entre a comunidade.
“Lutamos para trazer essa etapa para Linhares para que possamos demonstrar nosso trabalho e colocar nosso município novamente no circuito de artes marciais, já que no passado Linhares foi referência no Estado e no Brasil com atletas de ponta”, lembrou o presidente.
Além dos linharenses, virão em caravana, atletas de Vitória, Serra e Aracruz. A previsão é de que 150 atletas participem da competição. Segundo o assessor de gestão da Prefeitura de Linhares Roque Chile, esporte deixou de ser considerado apenas entretenimento, “é através do esporte que desenvolvemos desde o controle emocional, até o trabalho em equipe, passando pela construção de disciplina, não só para com os outros, mas principalmente para nós mesmos”, destacou Roque.
No Karatê Shotokan, ao todo são 26 Kata, divididos entre 3 categorias sendo: Shintei Kata(6), Sentei kata(4) e Tokui Kata(16). Os Kata são movimentos ou formas de lutas imaginárias que o praticante executa.
Fisicamente são combinações de movimentos de ataque e defesa previamente estabelecidas, com deslocamento em várias direções e ângulos conforme cada Kata, com o objetivo de desenvolver a coordenação motora, estética postural e a agilidade.

COMPARTILHE