Temendo nova enchente moradores de Rio Bananal se assustam com fortes chuvas

Há quase cinco anos, fortes chuvas arrasaram o comércio da cidade do norte do Espirito Santo

 

Rio Bananal – Neste mês de fevereiro teve o início das fortes chuvas em praticamente todo o país e algumas cidades ainda não conseguiram esquecer enchentes recentes. Em Rio Bananal, em dezembro de 2013, as fortes chuvas e a enchente do rio Bananal destruíram a parte central, arrastaram pontes e causaram susto em milhares de pessoas, deixando mais de cem desabrigados e dezenas desalojados.

A retomada da reestruturação de comerciantes e empresários, aconteceu meses após o desastre, mas ainda assim, a região ficou marcada pelo temor de uma nova enchente em 2018. Com as últimas chuvas, segundo o diretor do SAAE, a represa de Timirim e Rio Bananal atingiu o limite máximo e já transborda água pelo ladrão (Sistema de segurança), ele reforça que não há risco de rompimento da barragem. 99% se chover igual ontem 01 de fevereiro a enchente é certo. Conta Sidnei Saitler.

Em nota da Defesa Civil emitida na sexta-feira dia 02, deixou a cidade em alerta. O rio Bananal atingiu sua cota de inundação (2,5 metros). A Defesa Civil alertou os moradores de locais de risco, que devido à forte chuva ocorrida nos últimos dias, o nível dos rios que cortam a Sede de Rio Bananal, alcançaram a marca que indica possibilidades de enchentes, sendo assim, moradores de todo o município devem estar em alerta.

Ainda segundo os dados emitidos pelo INMET – Instituto Nacional de Meteorologia estava previsto até 100 mm de chuva para todo o fim de semana, fato que ficou bem próximo desse volume. Nesta segunda-feira dia 05, apesar do susto, a Defesa Civil atendeu poucos chamados, a maioria de moradores residentes em locais já monitorados de riscos.  O número 99828-2172 ou 99849-6656 (plantão da Defesa Civil) estará à disposição para qualquer emergência.

 

COMPARTILHE