Prepare o bolso: IPTU, conta de luz e CNH ficam mais caros este ano

Geral – O início de ano quase sempre vem marcado pelo aumento dos impostos pagos pelos brasileiros. A estimativa é que neste mês de janeiro tenham aumento o valor da conta de luz e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As tarifas de energia elétrica deverão ter um reajuste de mais de 9%, em 2018, segundo estudos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da consultoria TR Soluções, especializadas em cálculos de tarifas.

Mas, uma nova modalidade tarifária pode reduzir o valor da conta. A tarifa branca vai mostrar a variação do valor da energia conforme o dia e o horário do consumo, e será oferecida para unidades consumidoras que atendidas em baixa tensão, como residências e pequenos comércios.

Com isso, o consumidor tem a possibilidade de pagar valores diferentes em função da hora e do dia da semana em que a energia elétrica é consumida. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), todas as distribuidoras do país deverão atender aos pedidos de adesão à tarifa branca das novas ligações e dos consumidores com média mensal superior a 500 kWh.

Gasolina

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira, 3, um novo reajuste para os combustíveis, com queda de 1,40% no preço da gasolina nas refinarias e recuo de 1,90% no preço do diesel. Os novos valores valem a partir de quinta-feira, dia 4. A nova política de revisão de preços foi divulgada pela petroleira no dia 30 de junho de 2017.

CNH

Quem pretende tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também vai pagar um pouco a mais. O Governo do Estado reajustou em 2,7% o Valor de Referência do Tesouro Nacional (VRTE), índice que regula taxas como as de cartórios e cálculos de multa, o que causou o aumento. Com isso, o valor do VRTE 2018 vai passar de R$ 344 para R$ 353.

IPTU

A Secretaria Municipal de Finanças do município de Linhares, por enquanto, não definiu o calendário de pagamento dos tributos municipais. O Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em 2018 deverá ser reajustado, mas não se sabe o percentual de ajuste. O prazo para pagamento da cota única ou da primeira parcela, bem como do para pagamento cota única.

IPVA

O IPVA é o que ficará mais barato até o momento. Segundo a Secretaria da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz-ES), o imposto vai ficar em média 3,05% mais barato em 2018. A tabela com os valores pode ser conferida aqui

COMPARTILHE