Um trabalho capixaba sobre robótica será apresentado em Portugal por uma professora de Vitória. Thereza Rodrigues vai representar a capital no palco do evento “Lisboa Games Week”, e falará sobre os aspectos relevantes da educação brasileira com base nas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A professora explicou que o projeto “Gamificação e a Robótica” foi desenvolvido em parceria com o também docente Alycksan Marlo Barbosa, para estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (EmefTI) Anacleta Schneider Lucas, na Fonte Grande, com a proposta de conhecer a realidade cognitiva do aluno e conseguir desenvolver as habilidades motivacionais, incluindo a atenção e a calmaria mental.
Dessa forma, os alunos estão aprendendo um pouco mais sobre tecnologia robótica por meio do projeto “Gamificação e a Robótica: desafiando ao estudante aprender a aprender”. A iniciativa faz parte da disciplina diversificada “Clube de Protagonismo” do programa Educação Ampliada, que prevê todos os estudantes e professores em jornada escolar integral.
Na matriz curricular, os estudantes têm aulas de orientação de estudos, educação científica e tecnológica, eletivas e protagonismo. Todas elas têm como centralidade o projeto de vida.
“Exatamente por intermédio da concentração e do foco que conquistamos um espaço mais eficaz para desenvolver as atividades relacionadas aos jogos virtuais e à robótica, aliados à inclusão tanto social e emocional, quanto cognitiva de cada estudante. Através do projeto, a sociedade passa a entender a urgência de uma adaptação para o processo de ensino e aprendizagem para esses indivíduos inteiramente conectados. Sendo assim, a Escola de Tempo Integral abriu um espaço para que a tecnologia dos games fosse processada e adaptada para o ensino da robótica e das atividades que utilizaram a gamificação como desafio e conquistas”, explicou a professora.
O convite partiu da organização do evento após tomar conhecimento de um e-book escrito pela professora Thereza Rodrigues com o tema “Manual de Sobrevivência para Pais da Geração Gamer”, que aponta algumas das problemáticas que envolvem as relações no espaço familiar e educacional representadas pelos confrontos diários entre os “Nativos Digitais” e os “Migrantes Digitais”.