Sesi Linhares recebe o Novo Ensino Médio

O Sesi ES foi a primeira instituição de ensino do Espírito Santo ao adotar essa nova visão sobre a educação, ao implementá-la no Centro Integrado Sesi Senai Civit, em Serra, no ano de 2018. Confira o que muda na grade curricular!


O Sesi Linhares agora conta com o Novo Ensino Médio, uma nova visão sobre a educação que possibilita aos alunos direcionarem o próprio futuro. A novidade vem após o sucesso da implementação do modelo no Centro Integrado Sesi Senai Civit, em Serra, a primeira escola do Espírito Santo ao recebê-lo em caráter experimental, ainda no ano de 2018.

Com a iniciativa, além de ser pioneiro na adoção do Novo Ensino Médio, o Sesi ES também antecipa a obrigatoriedade de implementação do modelo em todos as escolas do país, com data marcada para 2021.

O que muda com o Novo Ensino Médio

A carga horária de 3.000 horas previstas para o Novo Ensino Médio já é praticada nas unidades do Sesi ES. Desse total, 1.200 horas serão destinadas para os alunos se aprofundarem nas áreas do conhecimento ou optarem pela formação técnica e profissional.

Os alunos serão orientados para o Itinerário II – Matemática e suas tecnologias; Itinerário III – Ciências da Natureza e suas tecnologias; e para o Itinerário V – formação técnica e profissional, que será ministrada em parceria com o Senai ES. O Sesi Linhares ofertará os Itinerário II e V – Matemática e formação técnica em Mecânica.

“A adoção do Novo Ensino Médio permitirá que o jovem opte por uma formação profissional e técnica dentro da carga horária do ensino médio regular. Ao final dos três anos, o aluno será certificado no ensino médio e no curso técnico ou nos cursos profissionalizantes que escolheu. Essa oferta é super importante por ser uma ligação direta entre o estudante e o mercado de trabalho da indústria”, destaca o Superintendente do Sesi ES e Diretor Regional do Senai ES, Mateus de Freitas.

Esse novo modelo traz ainda mudanças no jeito de ensinar e aprender. Assim, o ensino passa a ser por área de conhecimento com foco no desenvolvimento de competências e habilidades; as aulas são menos expositivas, tornando-se mais práticas e mais dinâmicas; os alunos passam a desenvolver projetos, oficinas e atividades diversificadas, que integram as áreas do conhecimento; desafios são propostos para que os alunos busquem soluções para problemas reais; a avaliação passa a ser feita por competências, com os alunos sendo avaliados em todas as atividades propostas e não apenas por provas.

Além do Senai Linhares e o Sesi Senai Civit, as unidades de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Campo Grande, em Cariacica; Cobilândia e Araçás, em Vila Velha; e Jardim da Penha, em Vitória, também terão o Novo Ensino Médio.

– Confira quais cursos serão ofertados nas unidades onde o Novo Ensino Médio será implementado:

Aracruz: Técnico em Mecânica

Cachoeiro: Técnico em Redes de Computadores e Matemática (1 turma de cada)

Cariacica (Campo Grande): Matemática e Ciências da Natureza (1 turma cada)

Linhares: Técnico em Mecânica e Matemática (1 turma de cada)

Serra (Civit): Técnico em Eletrotécnica

Vila Velha (Cobilândia): Matemática

Vila Velha (Araçás): Ciências da Natureza

Vitória (Jardim da Penha): Técnico em Programação de Jogos Digitais (1 turma)

Matrículas

A Rede Sesi de Educação está com matrículas abertas em todo Estado para o ano de 2020. Adotando a postura Maker, a instituição trabalha para que os alunos sejam protagonistas do próprio aprendizado e, desde cedo, adquirindo habilidades e competência voltadas também para o mercado de trabalho. Ao todo, a rede conta com 12 unidades no estado.

O primeiro passo para matricular seu filho no Sesi é preencher o Cadastro de Interesse no site sesi-es.org.br/matriculas2020 e aguardar a convocação da Escola para efetuar a matrícula.

Para mais informações, os pais devem entrar em contato pelo telefone (27) 3334-5929, pelo e-mail sac@sesi-es.org.br ou via site.

COMPARTILHE