Semana começou com chuva forte no Espírito Santo

A semana começou com tempo chuvoso em todo Espírito Santo.  A passagem de uma nova frente fria faz o tempo permanecer instável até a próxima quinta-feira (21), provocando chuva generalizada sobre o estado. Até lá, segundo o Climatempo, a chuva praticamente não dará trégua e poderá ser forte em algumas regiões capixabas.

Nesta segunda-feira (18), a previsão é de que a chuva mais volumosa atinja o norte do Espírito Santo, na região de São Mateus e Nova Venécia, por exemplo. Nas demais regiões capixabas, a chuva deve ficar entre fraca e moderada, nas próximas 48 horas, porém deve chover a qualquer hora. De acordo com o Climatempo, a chuva vai e volta, mas os períodos de estiagem, se ocorrerem, serão breves.

Durante a terça-feira (19), todo o Espírito Santo permanece com muita nebulosidade e chuva frequente, que pode cair a qualquer hora do dia, mas com fraca a moderada intensidade. Há possibilidade até de mormaço e alguns momentos sem chuva.

Porém, na quarta-feira (20), o vento marítimo deve soprar com mais força novamente sobre o estado, aumentando ainda mais a umidade no ar. Isso vai intensificar a chuva por todo o estado.

Portanto, na quarta e na quinta-feira (21), segundo o Climatempo, a chuva pode voltar a ser moderada a forte em todas as regiões do Espírito Santo, inclusive nos municípios que já estão em situação crítica por causa do excesso de chuva dos últimos dias.

O boletim atualizado às 6h do dia 18/11/2019 informa que nas últimas 24 horas os maiores acumulados de chuva foram registrados em Afonso Cláudio (44,93 mm), Vila Velha (14,21 mm) e Aracruz (11,05 mm). Os demais municípios registraram acumulados inferiores a 10mm.

São 21 alertas vigentes. Entre eles, três de nível alto para os municípios de Serra, Cariacica e Santa Leopoldina. Os demais alertas, de risco moderado, são para os municípios de Alfredo Chaves, Anchieta, Aracruz, Domingos Martins, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Marechal Floriano, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São Mateus, Viana, Vila Velha e Vitória.

Todos os alertas estão disponíveis no site www.alerta.es.gov.br

Em caso de emergência, acione a Defesa Civil do seu município. A lista completa de telefones das coordenadorias regionais e municipais de Proteção e Defesa Civil você confere no link: http://bit.ly/2NKHnAe

Aviso meteorológico 

Foto: Pedro Alves

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) emitiu um aviso de atenção alertando para a ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas. De acordo com o Instituto, neste período pode ocorrer tempestade de raios, chuva intensa e vendaval em 58 cidades do Espírito Santo. Confira:

ES – Afonso Cláudio
ES – Água Doce do Norte
ES – Águia Branca
ES – Alfredo Chaves
ES – Alto Rio Novo
ES – Anchieta
ES – Aracê
ES – Aracruz
ES – Baixo Guandu
ES – Barra de São Francisco
ES – Boa Esperança
ES – Brejetuba
ES – Cariacica
ES – Colatina
ES – Conceição da Barra
ES – Conceição do Castelo
ES – Domingos Martins
ES – Ecoporanga
ES – Fundão
ES – Governador Lindenberg
ES – Guarapari
ES – Ibatiba
ES – Ibiraçu
ES – Itaguaçu
ES – Itarana
ES – Itaúnas
ES – Jaguaré
ES – João Neiva
ES – Laranja da Terra
ES – Linhares
ES – Mantenópolis
ES – Marechal Floriano
ES – Marilândia
ES – Montanha
ES – Mucurici
ES – Nova Almeida
ES – Nova Venécia
ES – Pancas
ES – Pinheiros
ES – Ponto Belo
ES – Rio Bananal
ES – Santa Cruz
ES – Santa Leopoldina
ES – Santa Maria de Jetibá
ES – Santa Teresa
ES – São Domingos do Norte
ES – São Gabriel da Palha
ES – São Mateus
ES – São Roque do Canaã
ES – Serra
ES – Sooretama
ES – Venda Nova do Imigrante
ES – Viana
ES – Vila Pavão
ES – Vila Valério
ES – Vila Velha
ES – Vitória

COMPARTILHE