Professores de quatro cidades do ES serão capacitados por projeto esportivo inclusive em Linhares

O projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE) em parceria com a Petrobras, estará em três estados nesta semana, realizando formações em esporte educacional para profissionais da área de educação. De terça (7) a quinta-feira (9), profissionais do IEE estarão em Itapemirim e Linhares, no Espírito Santo, Catu e São Francisco do Conde, na Bahia, e Araucária e São Mateus do Sul, no Paraná, totalizando 411 profissionais sendo capacitados. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

No estado do Espírito Santo, o Rede de Parceiros Multiplicadores estará na terça-feira no município de Itapemirim para a realização do quarto encontro da temporada, que tem o objetivo de apresentar exemplo de evento de esporte educacional e estruturar instrumento de planejamento de evento. São esperados 80 professores da rede pública de Anchieta e Itapemirim.

Na quinta-feira, será a vez de Linhares receber o projeto do IEE, na quinta formação, que terá a temática “Jogo” como principal tema. “Os professores devem aprofundar seus olhares sobre a importância do jogo para o desenvolvimento da cidadania. Queremos que eles pratiquem e vejam jogos para desenvolver os princípios do Esporte Educacional e pensem sobre quais os “Critérios para a Escolha do Bom Jogo” e como trabalhar as variações utilizando o Sistema PROTEGE”, afirma Adriano Rossetto Jr, coordenador do IEE. Oitenta professores de São Mateus e Linhares estarão presentes.

Na Bahia, a primeira formação da semana a ser realizada será em Catu, com 80 professores dos municípios de Catu, Alagoinhas, Pojuca, Entre Rios, Cardeal da Silva, Araçás e Esplanada. Eles participarão do módulo 5, quando é realizado o Seminário de Boas Práticas, que possibilita aos educadores apresentarem os projetos aplicados nas suas respectivas turmas. “Espero poder apresentar algumas das minhas estratégias de aula. Acredito que será um dia bem proveitoso para todos os professores e gestores do curso”, afirma João Batista da Silva Filho, professor de Catu.

Na quinta-feira, os profissionais do IEE estarão em São Francisco do Conde, também para o quinto e último módulo da formação. São esperados 70 professores da rede pública de São Francisco do Conde, Candeias e Madre de Deus.

No estado do Paraná, na terça e quarta-feira, também serão realizados os quintos módulos de formação com os professores participantes. No primeiro dia, estarão presentes 70 professores de Araucária, que trabalharão o conteúdo “Didática do Esporte Educacional, com o desenvolvimento do Sistema PROTEGE de prática pedagógica”. No dia seguinte, 31 professores, coordenadores e diretores de São Mateus do Sul irão participar do Seminário de Boas Práticas. “A expectativa é que os Seminários sejam espaços para a socialização de resultados, avaliação e ampliação de conhecimentos, por meio de palestrantes especialistas em educação, ampliação do projeto para gestores públicos e parceiros”, conta Bethania Broto, coordenadora do IEE.

Esses encontros fazem parte da terceira fase do projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, que terá duração de dois anos e que realizará dez encontros de formação teórica e prática para professores em 15 polos, contemplando nove estados, 50 municípios e 1.050 professores e gestores de escolas públicas. Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo são os estados que fazem parte dessa nova etapa do projeto.

Serviço
Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – Itapemirim (ES)
Data: Terça-feira (7)
Horário: 8h às 17h
Local: EEEFM Leopoldino Rocha (avenida Maurício de Souza e Silva, 2521-2701 – Itaoca)

Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – Linhares (ES)
Data: Quinta-feira (9)
Horário: 8h às 17h
Local: Auditório do Centro Cultural Nice Avanza (rua João Francisco Calmom, 798 – Araçá)

COMPARTILHE