O mais antigo médico capixaba morre aos 97anos

 

Morreu na manhã deste sábado (2), aos 97 anos, o médico e ex-deputado federal Luiz Buaiz. Ele estava internado desde janeiro após sofrer uma queda. Na noite de sexta (1º), ele sentiu dores, foi submetido a exames que constataram uma perfuração no intestino. 

Doutor Luiz Buaiz passou por uma cirurgia, mas não resistiu e morreu por volta das 8 horas deste sábado.

O governador Renato Casagrande decretou luto de três dias. Em nota lamentou a morte e destacou a importância de Luiz Buaiz no Espírito Santo. “É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento do médico e ex-deputado federal Luiz Buaiz, ocorrido na manhã deste sábado (2). A sua devoção em ajudar os outros será o seu grande legado, seja na Medicina ou na política. Uma grande perda para todos nós capixabas. À família e aos amigos, deixo registrada minhas condolências”, disse, em nota, Casagrande.  

O falecimento também foi comentado pelo presidente da Assembleia Legislativa do ES, deputado Erick Musso: “Com muita tristeza recebi a notícia, agora há pouco, do falecimento do ex-deputado estadual e médico, Luiz Buaiz. Devotado a causa do próximo, Buaiz tem um grande legado de contribuição à política e à medicina. Num tempo em que a política precisa de bons quadros, é, sem dúvida, uma grande perda. Que Deus conforte o coração dos familiares neste momento de profunda dor”.

Luiz Buaiz nasceu em Vitória, no dia 29 de agosto de 1921. Ele foi médico, professor e político. Se formou em Medicina em 1946 e se especializou em Dermatologia pelo Departamento Nacional de Saúde, assumiu como médico, em 1947 a Santa Casa. Foi médico do IPASE, IAPI e IAPETC e superintendente médico do ex-IAPC. 

Buaiz foi membro fundador e organizador do Conselho Regional de Medicina em 1958, tendo sido o seu presidente durante 15 anos. Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Vitória durante três gestões.

Na política, foi candidato a prefeito de Vitória em 1992 e candidato a vice-prefeito da cidade em 1996. Em 1994 elegeu-se para o cargo de Deputado Federal, tendo se candidatado a reeleição em 1998.

COMPARTILHE