Tricampeão com a equipe, Ayrton Senna ganha estátua de bronze na sede da McLaren

Por iG São Paulo

O piloto brasileiro venceu todos os seus títulos mundiais (1988, 1991 e 1992) da Fórmula 1 com a escuderia britânica. Homenagem foi criada por Paul Oz

Estátua de Ayrton Senna colocada em sede da McLaren pesa 160 quilos
Reprodução

Estátua de Ayrton Senna colocada em sede da McLaren pesa 160 quilos

Nesta quarta-feira (06), a McLaren anunciou a instalação de uma estátua de bronze de Ayrton Senna na sede da scuderia, em Woking, no Reino Unido. O monumento foi uma cortesia do artista britânico Paul Oz que já produziu diversas obras do piloto brasileiro.

Leia também:  Fernando Alonso deixa portas abertas para voltar para possível retorno à F1

A estátua de Ayrton Senna na sede da McLaren tem 160 quilos e demorou oito meses para ficar pronta. O piloto é retratado guiando um carro através das curvas de Eau Rouge e Raidillion em Spa-Francorchamps, na Bélgica.

Assista abaixo o vídeo de apresentação da estátua.

Ayton Senna assinou com a McLaren em 1988 e correu pela equipe até 1993. A passagem do piloto pela scuderia ficou marcada por sua rivalidade com o francês Alain Prost, piloto da Ferrari. Os dois protagonizaram algumas ‘brigas’ durante as corridas e disputavam o título mundial lado a lado.

Leia também:  Nesta quarta-feira, Manchester United relembra acidente aéreo de 1958

Foi com a McLaren que Senna venceu três títulos mundiais na categoria. O primeiro em 1988 durante o GP do Japão; dois anos depois, o brasileiro voltou a levantar o caneco da Fórmula 1 após uma batida com Prost e em 1991 Ayrton Senna fechou suas conquistas com a equipe britânica.

No ano seguinte, em 1992, a relação com a McLaren não estava das melhores, em partes por conta do modelo MP4/7A que teve diversas falhas durante a temporada. Mas Senna continuou por mais um ano na scuderia e se transferiu para a Williams em 1994.

A Williams foi sua última equipe. O brasileiro sofreu um grave acidente no GP de San Marino, em Ímola, na Itália, e faleceu poucas horas depois no Hospital Maggiore de Bolonha, no dia 01 de maio de 1994.

Leia também:  GP do México deve deixar o calendário da Fórmula 1 a partir de 2020

A estátua de Senna na sede da McLaren não é a única do brasileiro no mundo. Existe um monumento de Ayrton em Donington Park, na Inglaterra; um no Principado de Mônaco (onde venceu o GP por seis vezes, um recorde) e outro em São Paulo, no bairro do Paraíso, próximo ao Parque do Ibirapuera.

Fonte: Esporte – iG @ https://esporte.ig.com.br/automobilismo/f1/2019-02-06/estatua-senna-na-sede-da-mclaren.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *