Ex-inspetor é preso por suspeita de facilitar fuga de detentos

Colatina – Um ex-inspetor prisional foi preso na segunda-feira (6), por suspeita de facilitar a fuga de dois homens do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Colatina. Segundo a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Luiz Claudio de Souza atuou em designação temporária entre junho de 2017 e janeiro de 2018. Ele foi exonerado.

A “Operação Facilitador” foi deflagrada pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria Criminal de Colatina, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Central) e do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar.

Segundo as investigações, no dia 20 de janeiro de 2018, os detentos Fábio Rocha Anesio e Wanderson Gomes teriam sido retirados da cela pelo então inspetor prisional, sem autorização do diretor da unidade. Os dois simularam um trabalho na área externa do CDP e conseguiram fugir pelo portão da frente, quando um veículo os resgatou.

Após diligências realizadas pela Promotoria de Justiça de Colatina, com participação do Gaeco, foram reunidos elementos de prova que indicam a prática dos delitos de facilitação de fuga de preso (art. 351 do Código Penal-CP) e de corrupção passiva (art. 317 do CP) pelo então inspetor prisional. Luiz Claudio Souza foi encaminhado ao CDP do município, afim de garantir a conclusão das investigações. Foto: Divulgação/MPES.

COMPARTILHE