Governo do Estado e Vale avançam em acordo para Ferrovia Vitória-Minas

Estado – O governador Paulo Hartung recebeu, na manhã desta sexta-feira (03), diretores executivos da mineradora Vale para uma nova rodada de negociação envolvendo o processo de antecipação da prorrogação de concessão da Vale para operar a Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM). O encontro aconteceu  no gabinete do governador, no Palácio Anchieta, Cidade Alta, em Vitória.

Recentemente o governador Paulo Hartung tornou público que a Justiça Federal negou o pedido de liminar feito na ação civil pública em que o Governo pede a suspensão do processo de antecipação da prorrogação de concessão da Vale para operar a Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM). Hartung afirmou que, apesar de o Poder Judiciário não ter atendido ao pedido do Governo, a mineradora Vale e o Estado já iniciaram um diálogo na busca por alternativa para construção da extensão da malha ferroviária.

“Um fato novo importante é que fomos procurados pela Vale. Fizeram uma primeira oferta concreta. Ofereceram créditos de ICMS para que o Estado possa utilizar estes recursos na construção da ferrovia. É uma proposta que estamos analisando. O volume de recursos é de aproximadamente R$ 1 bilhão”, adiantou o governador.

Recurso judicial

Em relação à liminar não concedida pelo judiciário, Hartung informou que o Estado vai insistir. “Diante da decisão do juiz, o nosso passo seguinte é autorizar a PGE a entrar com um recurso. Levamos a ação no primeiro grau e, agora, vamos apresentar no segundo grau, no Rio de Janeiro, porque acreditamos na nossa tese, acreditamos na justiça e vamos seguir em frente na defesa dos interesses dos capixabas”, afirmou o governador.

COMPARTILHE