Associações se unem e reativam projeto social e campo de futebol em Rio Quartel

 

Existente há mais de cinco anos o projeto “Amigos da Comunidade, já chegou a atender mais de 60 crianças

Linhares – A Associação de Moradores e Produtores de Rio Quartel – AMPRIQ e Associação de Meio Ambiente Inovação e Sustentabilidade – AMAIS, firmaram parceria para a reativação de duas importantes conquistas para a comunidade, o Projeto Social “Amigos da Comunidade” e o Campo de Futebol Carlos Alberto Pessotti.

O projeto social que existe há mais de cinco anos  já chegou a atender mais de 60 crianças carentes da comunidade, com idades dos 07 aos 17 anos, mas há dois anos estava parado. A Presidente da Associação de Moradores de Rio Quartel, Therezinha Vergna, e o coordenador e professor do projeto social, Weligton Barbosa estiveram reunidos com a diretoria da Associação de Meio Ambiente Inovação e Sustentabilidade – AMAIS, para firmar parceria e  reativar o projeto. A partir de agora haverá atendimentos voluntários de um profissional de educação física e uma assistente social, além da doação de equipamentos necessários para que as crianças participem das aulas.

Na mesma reunião também foi apresentada outra demanda da comunidade. A única opção de lazer dos moradores, o Campo de Futebol Carlos Alberto Pessotti, estava em péssimas condições. Conhecido como campo do América de Rio Quartel, o local que estava sem jogos há mais de um ano e tomado pelo mato, agora está limpo e vem sendo cuidado pelos próprios moradores. Os jovens irmãos apaixonados por futebol, Valtierre e Ueverton Monteiro Pessotti são os responsáveis por manter o campo e suas dependências em boas condições. A parceria entre as associações cuidará da infraestrutura do campo para que os jogos, torneios e campeonatos possam acontecer.

As aulas do Projeto Social acontecem de segunda a sábado na quadra poliesportiva de Rio Quartel, nos contra-turnos da escola. Uma das exigências para que as crianças participem é que estejam devidamente matriculadas e estudando, além do bom desempenho em sala de aula, outra exigência do projeto.

Os jogos no campo acontecem nos finais de semana com a participação das crianças, jovens e adultos de Rio Quartel e comunidades vizinhas. O campo é uma tradição na região, sendo a única opção de lazer para os moradores. Durante os jogos nos finais de semana, famílias inteiras se reúnem para assistirem ao redor do campo.

Para a presidente da Associação de Moradores de Rio Quartel, Therezinha Vergna as duas ações são de extrema importância para a comunidade, “o projeto social atende diretamente as crianças que mais precisam, com aulas de futsal e futebol, além das palestras educativas. Já o campo, além de manter a tradição do futebol para as comunidades, atende as crianças, os jovens e as famílias com o esporte, sendo a única opção de lazer aos finais de semana”. Destacou Therezinha.

Para o presidente da Associação de Meio Ambiente Inovação e Sustentabilidade – AMAIS, Marcos Garcia, a parceria firmada entre as Associações foi fundamental para que a comunidade pudesse voltar a oferecer o projeto social para as crianças, além do campo de futebol  para as famílias da comunidade. “Como associação constituída por uma diretoria técnica, conseguimos através dos profissionais e voluntários da AMAIS firmar essa parceria com a AMPRIQ para ajudarmos nessas importantes conquistas para toda a comunidade de Rio Quartel e comunidades vizinhas”, comemorou Marcos Garcia. Com foto e informações do Portal Linhares em Dia.

 

COMPARTILHE