Mais 137 mil doses de vacina contra gripe chegam ao Estado

Estado – Nesta terça-feira (08), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu do Ministério da Saúde mais um lote de vacinas contra a gripe, com um total de 137 mil doses. Com essa nova remessa, chega a 836 mil o número de vacinas já recebidas.

De acordo com o cronograma enviado pelo Ministério da Saúde para o Programa Estadual de Imunizações, as próximas vacinas serão entregues nos dias 16 e 24 de maio.

Ao receber as vacinas, a Sesa distribui as doses para os municípios para que eles vacinem o público-alvo, ação que é realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou conforme a estratégia de cada administração.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, disse que o quantitativo total destinado ao Espírito Santo contempla tanto o estoque estratégico (quantitativo reservado para casos emergenciais) quanto a quantidade de doses necessárias para vacinar a população alvo, que é de 963.932 pessoas. “A vacina chega aqui, imediatamente é dispensada para as regionais e municípios. Estas doses vão compor o estoque do Dia D, que acontece no próximo sábado (12). Vale destacar que no Dia D só serão vacinadas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde”, disse.

Cobertura vacinal

Até esta segunda-feira (07), foram vacinadas 201.101 pessoas dos grupos prioritários com meta estabelecida (25,56%) e 24.421 nos grupos prioritários em que são apenas monitoradas as doses aplicadas, totalizando 225.522 vacinados.

Os grupos com maiores coberturas de vacinação até o momento são os indígenas (34,93%), puérperas (33,79%), idosos (33,14%) e gestantes (24,88%). Já os grupos com menores coberturas são crianças de 6 meses a menores de 5 anos (18,06%), trabalhadores da saúde (17,82%) e professores (17,24%).

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começou no dia 23 de abril e vai até o dia 1º de junho, com o dia D no dia 12 de maio. No Espírito Santo, 963.932 pessoas estão entre o público-alvo da campanha, que tem como meta imunizar pelo menos 90% (867.538) dessa população, conforme estabelece o Ministério da Saúde.

Público-alvo

– Crianças de 6 meses até menores 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias);

– Trabalhadores de saúde;

– Gestantes;

– Puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto);

– Pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais;

– Povos indígenas;

– Pessoas com 60 anos ou mais;

-Professores que atuam em sala de aula em escolas públicas e privadas de ensino infantil, fundamental, médio e superior;

– População privada de liberdade;

– Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas;

– Funcionários do sistema prisional.

COMPARTILHE