Secretaria de cultura abre inscrições para tirar Carteira de Artesão

Para tirar a carteira profissional ou renová-la será necessário fazer um Teste de Habilidade, no dia 9 de maio

Linhares – A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer vai realizar a inscrição dos artesãos de Linhares que tem interesse de tirar a “Carteira de Artesão”. A inscrição deve ser feita nesta segunda e terça-feira, dias 7 e 8 de maio, das 9h às 11h e das 14h às 17h, na sede da secretaria. Para tirar a carteira profissional da categoria ou renová-la é necessário fazer um Teste de Habilidade, que será realizado na quarta-feira, dia 09, de 9h30 às 12h e das 13h às 15h30, no Teatro Nice Avanza.

De acordo com a secretaria, a carteira profissional é muito importante para a classe, já que por meio dela é possível formalizar o trabalho dos artesãos, levando mais segurança e estabilidade profissional. Além disso, muitos eventos e feiras exigem a carteirinha para a exposição dos trabalhos. É fundamental que todos os artesãos se cadastrem.

O teste será aplicado pela Gerência de Artesanato e Microcrédito da secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETADES). Os artesãos que já tem a carteira também precisam fazer o teste para a renovação do cadastro. A “Carteira do Artesão” faz parte do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que é ligado à Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, do Governo Federal.

Para realização do Teste de Habilidade é necessário que o interessado apresente Cópia do CPF; Cópia do RG; Comprovante de residência; uma Foto 3 X 4 recente; três produtos de cada técnica que desenvolve (crochê, tricô, cerâmica, entalhe e outros, além do produto que será iniciado ou finalizado no teste de cada técnica que desenvolve

 

 

COMPARTILHE