Prefeitura mantém estoque de fraldas em dia e pacientes cadastrados são atendidos em Linhares

Todo cidadão tem direito ao benefício e o cadastro pode ser realizado nas 33 Unidades de Saúde do município

Linhares – A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mantém em dia o estoque de fraldas entregues a idosos e outros pacientes – entre crianças e adultos -cadastrados no Plano de Cuidados do município. Todos eles recebem o produto, que é distribuído em quantidade padrão nas unidades básicas de saúde de Linhares, entre a sede e o interior do Município. A distribuição das fraldas é feita a todo cidadão cadastrado numa destas 33 USBs. No início de 2017 o estoque de fraldas foi encontrado zerado.

“Priorizar as necessidades dos cidadãos e reorganizar o que não estava funcionando ou reativar o que estava parado é a nossa prioridade e é o que estamos fazendo desde o início da gestão. A saúde é uma demanda que requer ações imediatas e nós conseguimos, dentro de um prazo significativo, regularizar o abastecimento do nosso estoque e normalizar a entrega aos pacientes cadastrados em nossas unidades de saúde”, explicou o prefeito Guerino Zanon.

O processo consiste na avaliação do enfermeiro da unidade ao processo do usuário, que necessariamente é acometido de uma doença crônico-degenerativa ou patologias que necessitem cuidados especiais e incapacidade funcional provisório-permantente, não importando se é adulto ou criança.

“Nós não conseguimos custear tudo, mas a recomendação do prefeito Guerino Zanon é de atender a todos os cidadãos que se encaixem no perfil de necessidade. O primordial para o acesso destes itens é a pessoa procurar a sua unidade de saúde de referência, lá é realizado o cadastro e também será feita a distribuição”, orientou o secretário municipal de Saúde, Valdir Massucatti.

Cadastro

O cidadão deve procurar a Unidade de Referência – do seu bairro – e realizar o cadastro. O enfermeiro responsável realiza o Plano de Cuidados do paciente e a partir dele é estabelecido o período de atendimento com as fraldas, que são distribuídas em quantidades iguais e mensalmente, para todos os pacientes, adultos ou crianças nos tamanhos P-M-G-Extra G e Infantil.

A Unidade de Saúde será também, a referência para o recebimento do material que é entregue à população entre os dias 1º e 10 de cada mês. “A unidade de saúde é a porta de entrada para todo atendimento. O cidadão tem nela o seu ponto de apoio para diversas demandas e a distribuição de fraldas é feito exclusivamente no local, conforme o cadastro do paciente e o Plano de Cuidados realizado pelo enfermeiro”, afirmou Alessandra Sesana, enfermeira.

 

COMPARTILHE