Novo golpe no WhatsApp usa álbum de figurinhas da Copa como isca; entenda o esquema

A dica do especialista é deletar a mensagem e nunca passar pra frente

Brasil – Nos últimos dias, uma mensagem tem se multiplicado nas conversas via WhatsApp. É um texto malicioso, que oferece um álbum da Copa do Mundo 2018 com 100 figurinhas como prêmio. Mas para ganhar é preciso acessar um link, que leva a uma página de cadastro falsa, com a finalidade de roubar informações pessoais das vítimas.

A fraude foi constatada por robôs da empresa Eset, que trabalha com programas de segurança digital e está presente em 180 países. “Houve uma explosão dessas mensagens, principalmente, no mês de março, por isso resolvemos fazer um alerta”, informou Camillo Di Jorge, especialista em segurança da informação da empresa.

Em Minas Gerais, a Delegacia Especializada de Investigações de Crimes Cibernéticos (DEICC) não registrou nenhuma denúncia referente à fraude. Mas segundo Di Jorge, muitas vezes, a pessoa clica no link e só vai perceber que teve os dados roubados algum tempo depois, quando descobrir, por exemplo, uma compra que não fez.

Entre as informações roubadas estão agendas telefônicas, dados de amigos do Facebook e até documentos importantes como CPF. Com a captura dos dados, os fraudadores também conseguem enviar mensagens para amigos da pessoa que preencheu os dados da promoção, como se fossem a própria pessoa. “Então a dica é desconfiar sempre, nunca clicar nesses links e, de preferência, deletá-los”, orienta o especialista. Fonte e foto jornal HojemDia.

COMPARTILHE