Nova placa para veículos brasileiros a partir de setembro desse ano

Cada estado irá determinar o início da implementação; toda frota deve ter nova placa até 2023

Brasília – Até 2023, toda a frota brasileira terá que trocar as atuais placas de identificação do veículo por outras que seguem o padrão dos países do Mercosul. A resolução, publicada no “Diário Oficial” da União (DOU) desta quinta-feira (8), determina que os carros novos adotem a nova placa até 1º de setembro de 2018.

A placa no padrão Mercosul deve ser usada em todos os veículos do país até 31 de dezembro de 2023. De acordo com a resolução, o órgão de trânsito de cada estado determinará a data de início da implementação da nova placa.

Os condutores deverão notar que as cores da seleção alfanumérica, também irá mudar. Para os veículos particulares a tarja será preta. Para taxis a cor será vermelha, azuis para veículos oficiais, verde para carros de teste, dourada para carros diplomáticos e prata para veículos de coleção.

As placas terão fundo branco com margem superior azul, contendo, ao lado esquerdo, o logotipo do Mercosul. Ao lado direito, ficará a bandeira do Brasil e, ao centro, o nome do país. Do lado direito, haverá ainda a bandeira do estado, o brasão do município e o nome da cidade.

COMPARTILHE