Paróquia Bom Pastor atrai mais de 150 pessoas para o curso de Teologia Bíblica

Linhares – Mais de 150 leigos participam do curso de Teologia Bíblica, oferecido pela Paróquia Bom Pastor, que fica no bairro Interlagos, em Linhares. As aulas tiveram início nesta terça-feira (6/3) e têm o padre Selésio Petri como instrutor.

“Nós queremos ler, conhecer e rezar a Bíblia. Isso exige tempo e método. Queremos fazer com que ela seja sustento para as nossas vidas. Quem vive e se alimenta da Palavra de Deus faz caminho, vive melhor e prossegue fiel na sua busca, porque sabe que é guiado pela potente mão de Deus”, explicou padre Selesio.

Entre os assuntos a serem abordados está a Leitura Orante da Bíblia. Padre Selésio justifica a importância do tema: “indica a prática de leitura que os cristãos fazem da Bíblia para alimentar sua fé, sua esperança, amor e compromisso”.

O curso tem duração de dois anos e meio e os encontros acontecem todas as terças-feiras, das 19 às 21h30, no Centro Pastoral da Paróquia Bom Pastor.

Leitura Orante

A leitura é o primeiro passo, ou degrau da Leitura Orante da Bíblia. Ler na Biblia, reler, tornar a ler, cada vez mais, conhecer bem o que está escrito, até assimilar o próprio texto; respeitar o texto tal como ele é, sem interpretações precipitadas, sem achar que já conhece esse texto. A Sagrada Escritura é como uma fonte de água.

A cada instante brota uma água nova que não é a mesma água do segundo anterior. É como um copo de água que você bebe. Só se bebe aquele copo d’água uma vez na vida. Assim cremos que seja a Palavra de Deus é sempre nova e atual.

Ao ler o texto da Escritura, fazê-lo com o respeito de quem se encontra pela primeira vez. Estar atento para as palavras, as repetições, o jeito como está escrito, quem aparece no texto, em que lugar, o que fazem, o que falam.

COMPARTILHE