Operação da Renova começa nesta sexta-feira dia 02 para diminuir nível das águas do Rio Pequeno

Linhares – Começam pela manhã desta sexta-feira dia 02, os trabalhos da Fundação Renova, para diminuir o volume de águas próximas a barragem do Rio Pequeno. Depois do rompimento da barragem de Fundão em Mariana-MG, na época, a Justiça do Espírito Santo exigiu a construção de um barramento para evitar que a água do Rio Doce, contaminasse as águas do Rio Pequeno, principal fonte de abastecimento de Linhares.

Depois das intensas chuvas que caíram na região este ano, a lagoa Juparanã encheu e o Rio Pequeno, que levava as águas da lagoa até o Rio Doce, encheu mais ainda, causando inundação nas residências ribeirinha e alagamento das propriedades rurais próximas.

De acordo com nota emitida pela Fundação Renova, a alternativa temporária para diminuir o nível das águas do Rio Pequeno será o bombeamento desse excesso para o Rio Doce, até que se encontre uma solução definitiva do problema. As bombas para esta operação que se iniciam pela parte da manhã, funcionam com geradores movidos a energia elétrica e quando ligadas, geram barulho.

Técnicos da Renova, alertaram os moradores nas imediações de que o trabalho será executado no mínimo por 24 horas durante três meses, todos os dias da semana, até que o nível das águas seja controlado.

COMPARTILHE