Colatina recebe terceira Consulta Pública do Prognóstico do PERH|ES

Colatina – Usuários de água e representantes da sociedade civil organizada e do poder público das bacias hidrográficas da região do Doce (Pontões e Lagoas do Doce; Barra Seca e Foz do Rio Doce; Guandu; e Santa Maria do Doce) participam, nesta quinta-feira (1°), a partir das 9 horas, no Ifes de Colatina, da terceira Consulta Pública Regional do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH|ES).

A Consulta tem o objetivo de apresentar e discutir com a sociedade os resultados do Prognóstico dos Recursos Hídricos, estudo que projetou cenários futuros sobre as disponibilidades de água no Espírito Santo. O Prognóstico foi elaborado com base em um amplo estudo sobre a atual situação hídrica capixaba.

As Consultas Públicas são organizadas pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) e fazem parte do processo de elaboração do PERH|ES, documento que irá estabelecer diretrizes para a gestão da água no Espírito Santo nos próximos 20 anos, além de orientar ações, projetos e programas voltados para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, tendo em vista a disponibilidade hídrica em cada uma das 14 bacias capixabas. Esta semana já foram realizadas Consultas nas regiões Central (Marechal Floriano) e Sul (Alegre). Nesta sexta, será a vez da região Norte (São Mateus).

Durante as Consultas, os técnicos que estão elaborando o PERH|ES fazem a apresentação detalhada do Prognóstico e os participantes podem contribuir com sugestões, críticas e demandas relacionadas ao conteúdo apresentado. O Prognóstico é o terceiro dos quatro produtos que compõem o PERH|ES e consiste na elaboração de cenários futuros sobre as disponibilidades de água no Espírito Santo.

A partir da construção desses cenários serão estabelecidos, posteriormente, os programas, projetos e ações para o alcance de melhores condições de qualidade e quantidade de águas considerando os anseios sociais, econômicos e ambientais da sociedade capixaba, pactuados ao longo do processo de construção do PERH|ES.
 

 

 

COMPARTILHE