Programa de Qualidade do Café Conilon reúne produtores para diálogo

Nos encontros, técnicos apresentam informações e orientações sobre manejo da lavoura e cuidados pós colheita que garantem a qualidade do grão e aprimoram a safra

Linhares – A Prefeitura de Linhares, através da Secretaria Municipal de Agricultura, está percorrendo o interior do Município, reunindo-se com produtores da região para apresentar e discutir o Programa de Qualidade do Café Conilon elaborado pela equipe da secretaria.

O programa faz parte do Plano Agro e visa orientar sobre manejo, colheita, armazenamento, dentre outras informações de aprimoramento da safra para agregar qualidade ao produto e consequentemente maior visibilidade comercial, aproximando o mercado de cafés de qualidade aos produtores.

Para Rafael Breda, diretor de Agricultura da Prefeitura de Linhares, a qualidade do grão está diretamente ligada ao produtor rural e desta forma as ações são planejadas para levar informação a todos de maneira sistemática e organizada.

“Em abril deste ano já está agendado um simpósio sobre a qualidade do café e, além disso, estamos realizando as maratonas de reuniões para apresentar o programa e informar sobre nossas metas e a importância na adesão dos produtores ao programa. Nós sabemos que a qualidade do café está diretamente ligada a medidas tomadas pelo produtor e a garantia de um produto de qualidade, sobretudo passa por boas práticas agrícolas”, afirmou.

Durante as últimas reuniões que aconteceram nas localidades de Farias, Quartel de Cima, Baixo Quartel, Bagueira e Chapadão das Palminhas, os produtores receberam as principais informações acerca da metodologia utilizada para uma padronização do cultivo até a venda do café conilon, o principal produzido na região. Guaxe, São Rafael, Japira, Humaitá e Desengano, estão na lista das próximas localidades a serem visitadas pela equipe.

Franco Fiorot, secretário municipal de Agricultura da Prefeitura de Linhares, destaca que o programa tem papel de orientar e estimular sobre técnicas de produção que possibilitem qualidade superior aos cafés produzidos no município e aproximar o mercado comprador de cafés de qualidade aos produtores visando melhores vendas do produto.

“Estamos reunindo cafeicultores interessados em implantar protocolos de qualidade nas propriedades, realizaremos um concurso municipal de qualidade de café com leilões para compra dos melhores produtos. São parcerias relevantes que irão gerar bons resultados”, enfatizou o secretário.

O conilon em Linhares

O Município é o 4º maior produtor de café conilon do Brasil, ficando atrás de Jaguaré, Vila Valério e Sooretama, no ranking onde o Espírito Santo se destaca com 75% da produção nacional. O produto representa 27% do PIB Agropecuário sendo principal do segmento que vem crescendo significativamente. Atualmente o setor agrícola em Linhares representa 7,71 % do PIB municipal.

O Programa Municipal de Qualidade do Café Conilon conta com a parceria da Nestlé, do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, Sistema de Organização das Cooperativas Brasileiras OCB/ES,  Secretaria de Estado da Agricultura – Seag, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, Sindicato rural de Linhares, Senar/ES, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Linhares, Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel – Cooabriel, Cooperativa Agropecuária Centro Serrana – Coopeavi, GTEC, Robusta Coffee, Giucafé e Bryser Café, Centro Tecnológico do Café – Cetcaf, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, dentre outros parceiros.

 

COMPARTILHE