Vacinação contra febre amarela em Aracruz

Aracruz – Nesta segunda-feira, 15, começa a campanha de vacinação contra a febre amarela. Serão 1.500 doses disponibilizadas em 15 Unidades de Saúde distribuídas do centro e interior. Outras quatro Unidades de Saúde vão atender, exclusivamente, moradores das aldeias indígenas – Irajá, Comboios, Pau Brasil e Caieiras Velha. O atendimento nos Postos de Saúde vai acontecer das 8 às 16 horas. Para ser vacinado, é importante que o paciente apresente um documento com foto e a carteira de vacinação.

Segundo a secretária de Saúde de Aracruz, Juliana Baiocco, o objetivo da campanha é atuar na prevenção. “Janeiro é um mês de férias e a cidade tem recebido muitos turistas, que também vão poder tomar a vacina contra a febre amarela. O foco é prevenir e imunizar a população contra a doença, incluindo os moradores de aldeias indígenas. É importante destacar que, quem já tomou a vacina contra a febre amarela, anteriormente, não precisa tomar novamente”, comentou.

Ela lembrou que, o município precisa ficar atento à doença, tendo em vista a situação de epidemia que vem ocorrendo em outras regiões, como a de São Paulo. “A cidade precisa ficar alerta. O nosso intuito é cuidar da saúde da nossa população”, frisou, acrescentando que a campanha vai durar até o estoque acabar.

Podem tomar a vacina crianças acima de nove meses e pessoas que não estejam com a imunidade baixa, independente da idade. Os pacientes acima de 60 anos e os cardíacos devem apresentar, na Unidade de Saúde, um laudo médico atestando que está liberado para a vacinação. Gestantes e mães que estejam amamentando também não podem tomar a vacina contra a febre amarela.

O coordenador de seção da Prefeitura de Aracruz, Edson de Souza do Nascimento, 53 anos, já ficou imune contra a doença. “Há três meses, tomei a vacina contra a febre amarela, pois sei que é uma forma de proteger a minha saúde. A vacina é rápida e não dói. Sempre que tem alguma campanha participo. E todos devem agir da mesma maneira”, concluiu.

COMPARTILHE