Alteração no calendário de vacinação contra catapora e meningite

Brasil – Pais e responsáveis por crianças e adolescentes devem ficar atentos às mudanças do Calendário Nacional de Vacinação. A partir deste ano, crianças de 4 até 6 anos de idade (6 anos, 11 meses e 29 dias) podem tomar a segunda dose da vacina varicela (atenuada), que protege contra varicela, popularmente chamada catapora. Já para a vacina meningocócica C conjugada, o Sistema Único de Saúde (SUS) ampliou a faixa etária de vacinação para 11 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, informa que as duas vacinas já estão disponíveis para esse público nas unidades de saúde de todo o estado, e ressalta que é importante as crianças e os adolescentes serem imunizados, principalmente aqueles que estão na idade limite para receber as vacinas, ou seja, os que estão prestes a completar 7 anos e os que já vão fazer 15 anos.

Conforme explica Danielle Grillo, a vacinação contra catapora na faixa etária de 4 até 6 anos visa corrigir possíveis falhas vacinais da primeira dose, que desde 2013 é ofertada pelo SUS para todas as crianças de 15 meses. Outro objetivo é aumentar a proteção dos pequeninos, prevenindo a ocorrência de surtos da doença, especialmente em creches e escolas.

Segundo Danielle Grillo, uma única dose da vacina contra catapora tem eficácia de 76% a 85%. Com as duas doses, a proteção fica próxima de 100%. “Uma única dose reduz a gravidade da catapora, mas não impede em todos os casos que a criança apresente a doença, mesmo na forma mais branda. Com a segunda dose, a intenção é promover uma imunidade maior e garantir que a criança não tenha catapora”, esclareceu.

Outra novidade importante no Calendário Nacional de Vacinação em 2018 é a ampliação da oferta da vacina meningocócica C conjugada para a faixa etária de 11 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). No ano passado, a vacina passou a ser administrada em meninos e meninas de 12 e 13 anos de idade para reforçar a proteção recebida na infância, quando a criança é imunizada com doses aplicadas aos 3 meses, aos 5 meses e com 1 ano de idade. Agora, quem tem 11 e 14 anos também será beneficiado.

COMPARTILHE