Academia Elite oferece aulas de Jiu-Jitsu em Linhares

Linhares – A Academia Elite localizada no bairro Araçá em Linhares, está ministrando aulas de Jiu-Jitsu e os participantes da “Equipe Checkmate”, do Godão Team, são orientados pelo professor Humberto Oliveira dos Santos “Godão”, que é mestre da arte marcial. O jiu- jitsu, segundo Godão, consiste com movimentos de imobilização, como derrubar o oponente e na autodefesa.

Atualmente, cerca de 30 pessoas entre homens e mulheres, participam das aulas supervisionadas pelo Mestre Monteirinho de Vitória. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira às 18 horas; às 11h30 nas segundas, quartas e sextas-feiras e às 20h30 de segunda, quartas e quintas-feiras.

Godão afirma que o Jiu-Jitsu se adapta a qualquer tipo de pessoa. “A arte traz benefícios principais para as crianças no desenvolvimento motor e é bom para a perda e manutenção de peso para os adultos”, afirma o mestre.

Com duração de uma hora e meia, as aulas reúnem no tatame, pessoas das mais diferentes idades, pesos e profissões. A luta foi criada por uma casta guerreira do Japão, tem influências indianas e é uma excelente forma de perder peso e ganhar massa muscular.

O mestre defende que essa arte marcial é indicada principalmente para quem quer aprender golpes para se defender ao mesmo tempo que emagrece e define os músculos. Além disso a luta é um hobby saudável, forma de relaxamento e alívio do stress.

O Jiu-Jitsu

O Jiu-jitsu é uma luta que se baseia principalmente da defesa dos golpes do adversário sem machucá-lo. Por tanto, os lutadores treinam golpes que imobilizam os oponentes. Para realizar a mobilização os praticantes se utilizam de força e peso do adversário contra ele mesmo.  O que mais diferencia o jiu jitsu de outras artes marciais está na finalização que acontece no chão.

Neste tipo de arte marcial os golpes desferidos não devem ter o intuito de machucar ou desconcentrar o oponente como acontece por exemplo no boxe ou muay-thai. São somente alguns episódios que mancham a imagem da luta, que tem um intuito pacífico.

Devem ser realizados duas ou três vezes por semana, para se obter melhores resultados. Cada aula pode durar de 40 até 90 minutos. São feitos também circuitos iniciais sobre o tatame, polichinelos e flexões.

Como é pontuado

A competição acontece no tatame de 36 m² (área de combate). Geralmente existe uma linha de segurança com cor diferente para orientar os lutadores.

A pontuação é constituída por vantagem e pontos. A vantagem é decidida após o termino da luta, aquele que terminar em uma posição de vantagem ganha um ponto. A regra para conquista de um ponto é dominar o adversário por mais de 3 segundos na mesma posição.

No jiu-jitsu não há empates e a pontuação é feita por uma equipe de arbitragem que é supervisionada por outra equipe para garantia de justiça no placar.

Para participar, o interessado deve se inscrever pagando R$ 80,00 mensais e após um desenvolvimento da técnica, é possível graduar (faixas). Os contatos são na academia via telefone (027) 3372 3292 e celular (021) 999573045.

 

COMPARTILHE