Para ajudar maternidade SUS do Rio Doce prossegue Brechó Solidário no Rotary

O brechó será entre os dias 4 e 5 de dezembro no Rotary Clube de Linhares próximo ao Hospital Rio Doce

Linhares – O grupo de voluntárias da maternidade SUS do Hospital Rio Doce, “Amigas da Maternidade”, realiza até o próximo dia 06 quarta-feira, a 3º edição Brechó Solidário em prol da Maternidade. Evento acontece das 07 às 18h, no Rotary Clube de Linhares, próximo ao Hospital Rio Doce e começou nesta segunda-feira dia 04.

Toda renda será revertida para dar continuidade aos trabalhos de reforma e ampliação da maternidade SUS do hospital, iniciadas em 2016. De acordo com a presidente do grupo e coordenadora do setor de Serviço Social do Hospital Rio Doce, Carolina Lavigne Castello Branco Moreira, a destinação dos recursos arrecadados com o brechó, desde o início “sempre trabalhamos com foco na promoção humana, e a reforma da maternidade e do pré parto nada mais é que a humanização desses espaços da maternidade. Nosso objetivo é preparar esses ambientes para receber a família como um todo, para que quando essas mulheres cheguem aqui sintam-se bem acolhidas em um local especialmente preparado para elas”, justificou Carolina.

Mais de 2000 peças, entre roupas e sapatos, masculino, feminino e infantil, acessórios, bolsas, roupas de praia, objetos de decoração de natal, e roupas de festas, novos e usados em bom estado, estarão nas araras do 3º Brechó Solidário e serão vendidas a partir de 5 reais. Todos os itens foram arrecadados por meio de doações.

Reforma e ampliação da maternidade já começou

Iniciadas no final de 2016 a obras de reforma e ampliação da maternidade “SUS” do hospital Rio Doce, contempla a construção de enfermaria com cinco leitos para gestantes de alto risco, abertura de mais um leito no pré-parto,  construção de novas salas de repouso para profissionais de saúde que atuam na maternidade, além de pintura em todas as dependências da maternidade e a instalação de divisórias para separar os leitos.

O trabalho desempenhado pelo grupo de voluntárias contribuiu de maneira significativa para reabertura e ampliação, de 6 para 10 leitos, da UTIN do Hospital Rio Doce. “As Amigas da maternidade” também adquiriram cadeiras do “papai” para todos os leitos de enfermaria e pré-parto, que serão colocadas em uso assim que as obras forem concluídas.

“Amigas da Maternidade” do Hospital Rio Doce

Com o objetivo de ajudar crianças carentes nascidas no hospital Rio Doce  Dona Joana Belizário, na época membro da Pastoral da Saúde, percebeu a necessidade de muitas mães que chegavam sem roupas para os bebês, reuniu um grupo de senhoras da comunidade e criou o projeto ‘Amigas da Maternidade”. O grupo que iniciou tímido, com apenas 6 membros, recebeu o apoio da direção do hospital e hoje conta com mais de 70 colaboradoras. O projeto existe há mais de 19 anos.

Visando angariar fundos e manter o projeto social, as “Amigas da Maternidade” realizam algumas atividades, como o Brechó solidário, Chá das Amigas, Feijoada das Amigas e ação entre amigos. Todo dinheiro arrecadado com os eventos é investido em melhorias da maternidade e na compra de tecidos, material de costura e fraldas.

Já em março deste ano o grupo também doou para maternidade equipamento de aquecimento solar para atender 40 dos 75 chuveiros instalados no hospital. A economia gerada gira em torno de 280 kw mês.

Serviço: 

3º Brechó Solidário

Data : de 04 a 06 de dezembro

Horário: 07 às 18h

Local: no Rotary Clube de Linhares, próximo ao Hospital Rio Doce.

Mais de 2000 peças novas e usadas a partir de R$ 5,00 reais

COMPARTILHE